Mapas Para as Estrelas é um filme imperdível sobre fama e família

Atualizado em 12 de março de 2015 às 1:40
performances geniais de Julianne Moore e Mia Wasikowska
performances geniais de Julianne Moore e Mia Wasikowska

Por Daniela Pacheco, do site Cinema de Buteco

Quando assisti The Bling Ring em 2013, adorei como Sofia Coppola fez uma crítica à sociedade consumista e a falta de limites de jovens no mundo atual, mais especificamente nos Estados Unidos (baseado em fatos reais). Agora, chegou a vez da David Cronenberg fazer algo parecido em relação à Terra do Tio Sam com uma sátira a Hollywood em Mapas Para as Estrelas (Maps to the Stars, 2014). Ousado e chocante, com deliciosos toques de humor e performances geniais de Julianne Moore e Mia Wasikowska, trata-se de um filme imperdível sobre fama e família.

Assim que os créditos começaram a rodar, fiquei alguns segundos na cadeira tentando me recuperar do que havia visto nas últimas duas horas. No caminho pra casa, continuei absorvendo, depois do almoço e cá estou eu escrevendo esta crítica no fim do dia. Conheço Cronenberg de outros longas e gostei de como ele adotou Robert Pattinson e Sarah Gadon em seus últimos trabalhos, dando-lhes papéis interessantes, os quais lhes dão a capacidade de mostrar o quão bons podem ser se bem dirigidos e nos papéis certos. Ambos estão coadjuvantes aqui e não deixam de fazer um bom trabalho, mas o que mais me impressionou na produção foram as atuações magníficas de Moore e Wasikowska.

Escrito por Bruce Wagner, o roteiro envolve diversos personagens, todos conectados de alguma maneira. Temos Agatha (Wasikowska), jovem que chega a Los Angeles e, graças à “amizade” com Carrie Fisher – até parece, mas ok, ficção -, consegue um emprego como assistente da decadente e traumatizada atriz Havana Segrand (Moore). Esta, por sua vez, trata o abuso que sofreu da mãe, a também atriz Clarice Taggart (Gadon), com o psicólogo Stafford Weiss (John Cusack), cuja família está longe de ser saudável. Christina (Olivia Williams) é sua esposa, além de ser responsável pela carreira do filho de 13 anos, Benjie (Evan Bird), protagonista de uma franquia de enorme sucesso no mundo e que acaba de sair um centro de reabilitação. O enredo explora os demônios de cada personagem, seja com Havana tentando se livrar do fantasma da mãe e conseguir estrelar a adaptação de um clássico que ela fez no passado, seja com Benjie enfrentando fantasmas de crianças e dando shows de rebeldia e arrogância adolescente diante dos outros. Agatha também tem os seus problemas e encontra no ator/motorista Jerome (Pattinson) um amigo e possível romance ao chegar na glamorosa cidade de L.A.

Cronenberg discute na telona o mundo não tão glamoroso de Hollywood, expondo jogos de política, falsidade, drogas e sexo, os quais envolvem tanto artistas experientes quanto novos (menção de nomes como Demi Lovato, Oprah e Harvey Weinstein estão no meio). A questão da família também aparece, mas talvez de um modo que nem todo mundo goste de ver. Isto porque a relação entre Havana e Clarice era terrível, algo que se repete com Benjie e seus pais, e ver um abismo tão grande entre parentes é difícil. E como isso é retratado na película não ajuda em nada: alucinações, gritarias, brigas e tragédias aparecem ao decorrer da história.

O que mais gostei é que o filme nos deixa ligados o tempo todo; é tanta coisa acontecendo, tantos personagens interessantes, que você mal espera para ver o que vai acontecer na cena seguinte. Rimos, ficamos assustados, somos surpreendidos e, o mais importante, os diálogos e imagens nos contam com clareza o passado de cada um e como chegaram até ali, o que esclarece muito o que vemos. E, sendo sincera, uma boa explicação é extremamente necessária para compreendermos Mapa Para As Estrelas. Como o roteiro inicia e termina também me chamou a atenção, pois funciona como um ciclo; depois que entendemos tudo, a última cena se encaixa perfeitamente.

Moore está impecável em Still Alice e mereceu o Oscar por tal papel, mas devo dizer que prefiro muito mais sua performance no filme de Cronenberg. Ela está engraçada, dramática, assustadora e falsa e como ela administra tantas facetas é impressionante. Provavelmente em função do tom crítico do roteiro em relação à Hollywood e seu conteúdo demasiadamente pesado, a Academia preferiu reconhecê-la pela personagem com Alzheimer. Wasikowksa me encantou com a maneira como deu vida à Agatha, um jovem imatura e misteriosa que tem um destino previsível, mas que, mesmo assim, deixa-nos com o queixo caído.

Mapa Para As Estrelas é uma saga eletrizante e que não poupa o público de críticas e loucuras em nenhum momento. Um filme duro ou, como diria um amigo cinéfilo, “um soco no estômago”. Um soco que não nos mata, mas, definitivamente, um soco que deixa marcas.