Marçal é notificado por campanha antecipada após sortear boné

Atualizado em 12 de agosto de 2024 às 23:55
Pablo Marçal durante debate na Band. Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, foi notificado nesta segunda-feira (12) pela Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada.

A notificação ocorreu após o empresário se oferecer, em uma publicação no Instagram, para sortear o boné que usou durante o debate da Band, realizado na última quinta-feira (8).

Na postagem, Marçal aparece em uma foto fazendo a letra “M” com as mãos, vestindo o boné com o caractere bordado. Na legenda, o ex-coach instruiu seus seguidores a marcar três pessoas nos comentários “para concorrer ao boné do M”.

Segundo a decisão judicial, Marçal tem 24 horas para deletar a publicação. “O representado apresenta-se como candidato ao cargo de Prefeito de São Paulo. A legislação eleitoral enquadra como propaganda antecipada ilícita os atos de pré-campanha que extrapolem os limites de meio, forma ou instrumento vedado no período de campanha”, escreveu o juiz Murillo D’Avila Vianna Cotrim, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, na decisão.

A notificação é resultado de uma ação movida pelo PSB, que argumentou que uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2019 proíbe a distribuição de qualquer tipo de brinde ou bem que possa dar qualquer vantagem ao eleitor. Além disso, qualquer campanha só pode ser realizada a partir do dia 16, quando a campanha eleitoral é oficialmente liberada.

Em resposta à notificação, a equipe jurídica do PRTB disse que “a campanha respeita as decisões do juízo eleitoral e as cumpre no prazo estipulado.” A publicação já foi deletada das redes sociais de Marçal.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link