Márcio Pochmann assume a presidência do IBGE

Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 7:30
O economista Márcio Pochmann – Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta terça-feira (8), a nomeação do economista Marcio Pochmann à chefia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A indicação teve forte repercussão.

O anúncio do economista filiado ao PT para a presidência do instituto foi feito no dia 26 de julho pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. A nomeação, no entanto, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) hoje.

O economista foi anunciado após a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que comanda a pasta ligada ao IBGE, dizer a interlocutores que não iria impor obstáculos à nomeação.

O economista Márcio Pochmann – Foto: Reprodução

Até mesmo o presidente Lula saiu em defesa do economista. O chefe do Executivo disse que “não é aceitável que as pessoas tentem criar uma imagem negativa” de seu escolhido para comandar o órgão de pesquisa.

“O Márcio Pochmann é um dos grandes intelectuais desse país, é um rapaz extremamente preparado. E esse rapaz, eu escolhi ele porque confio na capacidade intelectual dele. Ele é um pesquisador exímio”, disse o mandatário.

A mídia corporativa iniciou uma campanha contra o nome do economista desde o anúncio feito por Pimenta, criticando-o por sua posição política alinhada à esquerda. Lula, por outro lado, seguiu defendo Pochmann.

“Algumas pessoas que possivelmente queriam ir para lá ficam colocando dúvida sobre a idoneidade do Márcio Pochmann. Queria dizer ao povo brasileiro, que o Márcio Pochmann, se tiver dez pessoas 100% idôneas nesse país, um é o Márcio Pochmann”, disse o petista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link