
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, convidou o chanceler brasileiro Mauro Vieira para uma reunião em Washington, a fim de discutir o tarifaço imposto pelo país sobre produtos brasileiros, conforme informações da colunista Mariana Sanches, do UOL.
O convite foi feito em uma ligação telefônica por volta das 9h desta quinta-feira (9), três dias após a conversa entre o presidente Lula (PT) e o presidente Donald Trump, que decidiram abrir uma nova rodada de negociações entre os dois países.
Segundo o Itamaraty, Vieira aceitou o convite e a viagem ocorrerá nos próximos dias. A ligação durou cerca de 15 minutos e foi descrita por fontes do lado brasileiro como “muito boa” e “objetiva”.
Governo brasileiro confirma reunião em Washington
Em nota oficial, o governo brasileiro confirmou o encontro e destacou que a reunião marcará a retomada da agenda econômica bilateral.
“Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O secretário de Estado convidou o ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, informou o comunicado.
Rubio, chefe da diplomacia norte-americana, foi designado por Trump como o principal ponto de contato com o governo brasileiro para avançar as negociações iniciadas entre os dois presidentes. A expectativa é que Lula e Trump voltem a se encontrar no fim do mês, na Malásia, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
“Agora começa um outro momento”
“Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA”, disse o presidente.
Fontes do lado americano confirmaram que a conversa entre Rubio e Vieira estava prevista para acontecer na quarta-feira (8), mas foi reagendada para o dia seguinte.
Lula diz que Marco Rubio ligou ontem para Mauro Vieira. pic.twitter.com/tbkTLwAIPB
— Sam Pancher (@SamPancher) October 9, 2025
O governo brasileiro espera que o diálogo direto entre os chanceleres ajude a reduzir a tensão e marque o início da reaproximação diplomática entre os dois países. O gesto segue a linha de distensão aberta no mês passado, quando Lula e Trump se cumprimentaram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU.
O tarifaço imposto pelos Estados Unidos está em vigor desde 6 de agosto e afeta cerca de 60% dos produtos exportados pelo Brasil, incluindo carne e café, que passaram a pagar sobretaxa de 50%.
Além das medidas econômicas, Washington também impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e sanções financeiras com base na Lei Global Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.