
O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) divulgou um áudio fake de uma voz falando em espanhol após o sequestro de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pelos Estados Unidos. No conteúdo, provavelmente gerado por inteligência artificial (IA), um interlocutor não identificado diz que o país está sendo alvo de um golpe de Estado.
O áudio teria sido gravado em uma reunião secreta que planejava o sequestro de Maduro, segundo o senador bolsonarista. Nele, o interlocutor diz que existem golpes “sem armas” usando uma nova ferramenta “silenciosa e perigosa”, as Supremas Cortes, e cita o Brasil.
“Este áudio foi gravado por mim de forma sigilosa, reservada e estratégica, em 2024. Era uma reunião real. Prestem atenção, você ouvirá a história sendo escrita”, disse Marcos do Val. Ele disse que o conteúdo é um “divisor de águas” e um “terremoto político” na América do Sul, que pode prejudicar o presidente Lula e o PT.
“As peças começam a se mover, os nomes aparecem, as conexões ficam claras. O que antes era tratado como teoria agora surge em áudio inédito, contexto e ação coordenada. A história mudou de rumo. E quem achava que nada aconteceria está, neste exato momento, em pânico”, prosseguiu o bolsonarista.
Ouça o áudio:
*Áudio sigiloso vazado: Eu estava infiltrado na Venezuela em uma reunião secreta contra Maduro e a operação que levou à sua captura!*
E quando a verdade explode, ninguém segura as consequências.
Este áudio muda o jogo.
E muda a história.Este áudio foi gravado por mim de forma… pic.twitter.com/lEhi5iIgHv
— Senador Marcos do Val (@marcosdoval) January 5, 2026
O senador bolsonarista é conhecido por mentir descaradamente. Em 2023, por exemplo, ele inventou que fazia parte de um plano para gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas acabou admitindo à Polícia Federal que a operação era falsa.
Ele também já inventou que promoveu treinamentos para unidades da Swat (Táticas e Armas Especiais, na sigla em inglês).