Marcos do Val é investigado pela PF por vazar número de Dino

Atualizado em 15 de dezembro de 2023 às 15:58
Marcos do Val (Podemos-ES) é investigado por ataques a Flávio Dino. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) é investigado pela Polícia Federal por suspeitas de que é o responsável por incitar ataques contra Flávio Dino. O número do ministro foi vazado e ele recebeu uma série de ataques de bolsonaristas no WhatsApp em maio deste ano. A informação é da coluna de Natália Portinari no UOL.

Segundo investigadores, Do Val teria divulgado o número de Dino em grupos de WhatsApp de bolsonaristas. Os autores dos ataques ao ministro já foram identificados e chamados para depor pela Polícia Federal, que tenta descobrir a origem do vazamento.

O nome do senador foi citado por um dos investigados, mas a PF trabalhava com a hipótese de que alguém teria se passado por ele em um grupo no aplicativo de mensagens. O parlamentar acompanha as investigações e chegou a espalhar uma fake news de que um menor de idade teria sido convocado para depor.

Do Val chegou a compartilhar uma cópia da intimação do suposto suspeito menor de idade. Ao contrário do que diz o senador, no entanto, a pessoa citada tem 21 anos.

Flávio Dino teve seu número vazado e foi alvo de ataques. Foto: Evaristo Sá/AFP

O bolsonarista admite que faz parte do grupo em que o número vazou, intitulado “Grupo da Direita”, mas diz não se recordar de quando passou a integrá-lo. Segundo o senador, o espaço pertence a “um grupo de adolescentes” e ele só participa para incentivá-los a “entrar na política”.

A Polícia Federal avalia enviar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que o senador tem foro por prerrogativa de função. A corporação também deve pedir sua inclusão no inquérito das fake news por ter mentido sobre a convocação de um menor de idade para prestar depoimento.

Do Val nega ter estimulado integrantes do grupo a atacar Dino e diz que não foi o responsável pelo vazamento do número de telefone de Dino.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link