Marcos Pontes e comandante da Marinha de Bolsonaro são exonerados de comitê da Câmara

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 às 12:27
O ex-comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, e o ex-ministro e senador Marcos Pontes (PL)
Foto: Reprodução/Montagem

Na manhã desta quarta-feira (15), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o ex-comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, o senador Marcos Pontes (PL) do comitê-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Os dois integrantes dispensados haviam sido nomeados como representantes da Presidência pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu para Orlando, nos Estados Unidos. As mudanças foram divulgadas na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Os novos membros que foram indicados para ocupar as vagas são dois economistas ligados ao PT e à Presidência: o analista de carreira Rodrigo Alves Teixeira, do Banco Central, e membro da Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG) da Casa Civil e o economista Bruno Moretti, ex-assessor da liderança do PT no Senado.

A Camex é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, chefiado pelo ex-prefeito de São Paulo, o ministro Fernando Haddad (PT). O objetivo do órgão é formular, adotar, implementar e coordenar as políticas e atividades relativas ao comércio exterior brasileiro de bens e serviços.

Garnier e Pontes também foram nomeados para a Camex por Bolsonaro. Segundo o g1, é comum que membros de outras áreas do governo sejam chamados para integrar esse comitê, dependendo da ênfase dada por cada governo às importações e exportações de áreas específicas.

O decreto oficial de dispensa
Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link