Margareth Menezes aceita convite de Lula para assumir a Cultura: “Recebo isso como uma missão”

Atualizado em 13 de dezembro de 2022 às 15:00
A artista Margareth Menezes e o presidente eleito Lula (PT)
Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

A cantora e compositora Margareth Menezes informou na manhã desta terça-feira (13), no Centro Cultura do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), onde ocorre a transição de governo, que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Cultura (MinC) a partir de 2023.

Ainda nesta terça, pouco antes de aceitar o pedido, a cantora se encontrou com Lula no hotel em que ele está hospedado na capital federal. Ao chegar lá, Margareth, que fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos, foi questionada se já havia recebido o convite do presidente eleito para assumir a pasta.

Com um primeiro anúncio composto apenas por homens, o petista está preparando a divulgação dos nomes de cinco mulheres para comandar outras pastas relevantes do ponto de vista orçamentário. A expectativa é que o anúncio seja feito durante essa semana, após a diplomação do petista e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).

Margareth, que tem várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais, então, respondeu para os jornalistas que conversaria com Lula. Logo em seguida, quando questionada sobre qual seria o principal tema da reunião, a cantora informou que o encontro seria “sobre o ministério”.

“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, declarou a artista.

“Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado”, acrescentou Margareth, ao comentar sobre a necessidade de reerguer o ministério da Cultura.

O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo (MTur). Durante a sua campanha presencial, Lula disse que, caso fosse eleito, iria reinstaurar o Ministério da Cultura.

Segundo a colunista Andréia Sadi, do G1, a cantora deverá participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas com Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves. Por sua vez, a posse do petista acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link