Maria Laura da Rocha será a primeira mulher à frente da secretaria-geral do Itamaraty

Atualizado em 14 de dezembro de 2022 às 15:25
Maria Laura da Rocha
Foto: Reprodução

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou nesta quarta-feira (14) a embaixadora do Brasil na Romênia, Maria Laura da Rocha, como secretária-geral do Itamaraty no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela é a primeira mulher a ocupar o posto, que é o segundo mais importante do Ministério das Relações Exteriores e o cargo mais alto da carreira diplomática.

Maria Laura está no ministério desde o final dos anos 1970 e foi chefe de gabinete de Celso Amorim durante as gestões do petista.

Por ser uma mulher negra, a diplomata atende aos requisitos de paridade de gênero e raça divulgados durante a campanha de Lula, que vêm sendo questionados após os primeiros cargos anunciados serem de quatro ministros homens e apenas o nome da cantora Margareth Menezes para o Ministério da Cultura.

“A embaixadora Maria Laura não precisa de apresentações. É uma diplomata experimentadíssima, já foi chefe de gabinete de ministros de Estado, já foi embaixadora na Unesco, na FAO, e atualmente está na Romênia. Além de tudo é uma amiga pessoal e pessoa com grande experiência profissional”, disse Mauro Vieira.

Vieira anunciou o nome de Maria Laura junto com o nome de Ricardo Monteiro como chefe de gabinete no comando do Itamaraty.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link