Marília Arraes lidera corrida eleitoral no Pernambuco, diz pesquisa

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 13:30
Marília Arraes
Marília Arraes lidera corrida eleitoral no Pernambuco – Foto: reprodução

Segundo o novo registro de pesquisa Exame/Ideia, divulgada na noite d a última quinta-feira (09), a deputada federal Marília Arraes, recém chegada ao Solidariedade, lidera a disputa pelo governo de Pernambuco. Marília soma 24% das intenções de voto e venceria qualquer um em disputas de segundo turno. Em segundo lugar, quem aparece é a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 18% das intenções de voto. Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL) têm 12%. Danilo Cabral (PSB) tem 8%.

O resultado que mostra a deputada na liderança é do cenário estimulado monitorado pelo levantamento.

“A liderança de duas mulheres na sucessão estadual de Pernambuco é uma boa notícia para quem luta pela maior presença feminina na política”, avaliou a vice-presidente do instituto de pesquisa Ideia, Cila Schulman. 

“Marília Arraes e Raquel Lyra se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital”, disse a pesquisadora.

A pesquisa ainda monitorou o desempenho das pré-candidaturas de João Arnaldo (PSOL), Jones Manoel (PCB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Esteves Jacinto (PRTB). Juntos, os 4 políticos somam 3,5%. Destes, 2% são de Arnaldo e 1% de Jones Manoel.

Marília também está na ponta do levantamento na pesquisa espontânea, quando aparece com 11% das intenções de voto. A deputada também registra margem pequena de rejeição, com apenas 13%. A principal adversária, Raquel Lyra, tem 8% neste quesito. Miguel Coelho é o mais rejeitado, com 20% de indicações negativas.

Analisado também um cenário para um possível segundo turno no estado, Marília venceria qualquer um dos pré-candidatos quando seu nome é testado. Confira os resultados abaixo:

Marília Arraes – 40% X Raquel Lyra – 36%
Marília Arraes – 37% X Danilo Cabral – 22%
Marília Arraes – 41% X Anderson Ferreira – 32%
Marília Arraes – 42% X Miguel Coelho – 31%

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link