Marina: governo fará megaoperação para tirar garimpo de Terra Yanomami

Atualizado em 28 de janeiro de 2023 às 15:45
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Foto: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou na sexta-feira (27) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja uma megaoperação para tirar garimpos das terras Yanomami.

O governo federal realizará operações “emergenciais de saúde, de socorro e de fiscalização”, além de ações para evitar o restabelecimento de atividades ilegais no território.

“É uma abordagem múltipla. É de saúde pública, de restauração dos modos tradicionais de vida, recuperação dessas áreas, de desintrusão das áreas, de combate ao desmatamento e de retirada do garimpo ilegal. Essa será uma megaoperação que terá de ser feita, planejada, em várias fases”, afirmou a ministra à Folha de S.Paulo.

Marina também afirmou que as ações serão realizadas sem aviso prévio, prática que, segundo ela, era recorrente na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

“As ações estruturadas estão sendo planejadas e obviamente a gente não costuma avisar as datas das nossas operações. O [governo] Bolsonaro fazia muito isso. Eles publicavam no Diário Oficial. Mas nós temos um protocolo que é fazer o planejamento e fazer as ações, para que os contraventores não venham a se precaver”, disse.

“Ações estruturadas envolvem trabalho de inteligência. No governo Bolsonaro poderia ter tudo, menos inteligência, a não ser para as coisas ruins que fizeram”, acrescentou a ministra.

Segundo Marina, Lula está comprometido em fazer a remoção do garimpo das terras. “Não se pode ir lá e voltar. As ações estruturadas devem ter todo um suporte”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link