
Depois de aderir ao golpe, passar vexame numa tentativa de voltar à prefeitura pelo MDB de Temer, e tentar a sorte no Solidariedade, Marta aceitou o convite de Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo, e vai ocupar o cargo de Secretária das Relações Internacionais.
Em nota publicada no Facebook, a ex-petista afirmou que irá ‘utilizar a experiência que tenho nesta área em benefício de minha cidade levou-me a aceitar esse novo desafio’.
Marta marcou o início da relação de ódio dos tucanos pelo PT que acabou resultando na crise que levou aos protestos de 2013, ao golpe contra Dilma e a prisão ilegal de Lula e a desgraça da eleição de Bolsonaro em 2018.
Antes de Aécio empreender a louca cavalgada que levou o país para o abismo, Marta, que governou SP entre 2001 a 2004, já havia sentido na pele a fúria dos tucanos. Na Câmara Municipal, os vereadores não lhe deram trégua um dia sequer – Marta chegou num nível de irritação que parou de cumprimentar Ricardo Montoro, filho do ex-governador Franco Montoro e um dos mais atuantes opositores.
Entre outras coisas, foi apelidada de ‘Martaxa, a Rainha das Taxas’ – sua gestão organizou uma derrama de impostos e chegou a sugerir a ‘taxa da coxinha’, para cobrar de quem faz salgadinhos em casa. A pegação no pé era tanta que os tucanos mandaram até lavar a calçada da câmara com água de cheiro e baianas.
Certa vez, num evento no Largo de São Francisco, um aluno jogou uma galinha no palco onde a prefeita discursava para delírio da oposição. Foi um constrangimento.
A pressão foi tamanha que, a despeito de sua gestão ter sido avaliada como ‘boa’, não conseguiu se reeleger – o vitorioso foi José Serra, cuja grande obra foi deixar Gilberto Kassab em seu lugar tão logo pulou do trampolim para o governo do Estado.
Agora a ex-prefeita, ex-senadora e ex-ministra tenta a sorte de novo como secretária de Bruno, tucano que também é sócio de Temer no golpe e como Montoro estava no front desconstruindo a imagem da então prefeita, com base em argumentos nem sempre justos e honestos, dia sim, outro também.
Veja abaixo íntegra da nota publicada por Marta:
Nota à imprensa
O convite do prefeito Bruno Covas para ocupar a Secretaria das Relações Internacionais da Prefeitura de…
Publicado por Marta Suplicy em Terça-feira, 22 de dezembro de 2020