Massacre deixa 11 mortos e 20 feridos em universidade de Praga

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 13:49
Polícia isola área perto da Universidades de Charles, em Praga. Foto: Michal CIZEK / AFP

Um ataque armado chocou a capital tcheca, Praga, nesta quinta-feira (21), deixando ao menos 11 mortos e 20 feridos em um prédio universitário no centro da cidade. Segundo a polícia local, o atirador foi “eliminado” e os agentes estão evacuando o edifício e tratando os sobreviventes.

A tragédia ocorreu na Faculdade de Arte da Universidade de Charles, onde um homem armado abriu fogo contra estudantes, resultando em uma resposta rápida das autoridades locais. A porta-voz dos serviços de emergência tchecos, Jana Postova, informou que, até o momento, “há 11 pessoas mortas, incluindo o atirador”.

O ataque causou pânico entre professores e alunos, que receberam ordens para se trancarem nas salas enquanto a polícia intervia. Relatos indicam que ocorreu uma explosão e que o atirador chegou a ser visto no telhado do prédio, localizado no centro histórico de Praga.

O presidente da República Tcheca, Petr Pavel, expressou seu choque diante do ocorrido. Em uma publicação no X, antigo Twitter, ele ofereceu suas condolências às famílias das vítimas e agradeceu à população por seguir as instruções de segurança.

O ministro do Interior, Vit Rakusan, afirmou à televisão pública que, até o momento, não há confirmação da presença de outros atiradores. Ele pediu à população que siga as instruções da polícia, que isolou a área e orientou os moradores a permanecerem em casa.

As redes sociais foram utilizadas pelas autoridades para solicitar que os cidadãos evitem o local do incidente e permaneçam em casa. A polícia anunciou a “eliminação” do atirador e está conduzindo a evacuação do edifício.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link