Torcedores do Macabbi Tel Aviv foram agredidos por apoiadores do clube holandês Ajax nesta quinta (7) após partida entre os clubes pela Liga Europa. Segundo o Ministério do Exterior israelense, dez pessoas ficaram feridas e três estão desaparecidas.
A violência foi motivada pelo comportamento dos israelenses, que fizeram diversas provocações antes e durante o jogo contra o Ajax. Às vésperas da partida, torcedores do Maccabi Tel Aviv foram vistos rasgando bandeiras da Palestina em imóveis de Amsterdã.
No início do jogo, a torcida do clube holandês fez um minuto de silêncio pelas vítimas das enchentes em Valência, na Espanha, mas foram ignorados pelos apoiadores do Maccabi Tel Aviv, que atrapalharam a homenagem com gritos.
Maccabi Tel Aviv 🇮🇱 fans jeering through a minutes silence for victims of Spain’s 🇪🇸 floods.
Earlier the same fans were filmed chanting racist, genocidal slogans and tearing down pro Palestinian 🇵🇸 flags.
The violence in Amsterdam is not about religion.pic.twitter.com/gctNcyqLYC
— Howard Beckett (@BeckettUnite) November 8, 2024
Às vésperas da partida, os torcedores israelenses ocuparam a A Praça Dam, em Amsterdã, e entoaram gritos de “matem os árabes” e “vitória para as FDI [Forças de Defesa de Israel]”, provocando a comunidade árabe que vive na capital.
Segundo a rede de TV do Catar Al Jazeera, os torcedores viajaram para o país na quarta (6) e vinham promovendo diversos protestos com cânticos racistas e até zombaram do genocídio de palestinos, dizendo que “não há escolas em Gaza porque não há mais crianças”.
Segundo a polícia holandesa, cerca de 800 agentes foram mobilizados para conter as agressões e 62 pessoas foram presas. Israel enviou dois aviões à Holanda para buscar os torcedores e uma das aeronaves já desembarcou no Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line