Material apreendido com Bolsonaro e Mauro Cid revela conta no exterior ligada ao ex-presidente

Atualizado em 15 de maio de 2023 às 15:26
Ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid
Foto: Reprodução

A perícia feita nos celulares e material apreendido com Jair Bolsonaro (PL) e seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, revelam suspeitas de uma conta no exterior ligada ao ex-presidente, segundo informações do G1.

As transações financeiras seriam feitas em outra conta no Banco do Brasil Americas, subsidiária internacional do Banco do Brasil, nos Estados Unidos.

A investigação da Polícia Federal já havia descoberto a existência de uma conta de Mauro Cid neste mesmo banco. Foram identificadas, no celular do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, trocas de mensagens sobre valores com o gestor da conta no exterior.

As perícias ainda devem levar de 10 a 15 dias para serem concluídas. O material foi apreendido durante a Operação Venire, que investiga a inserção de dados falsos da vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde.

Ao fim da perícia, a PF vai pedir informações oficiais aos investigados sobre a legalidade das contas bancárias.

Quando terminarem as análises iniciais os investigadores irão solicitar ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça, para pedir ao Departamento de Justiça americano a quebra do sigilo bancário das contas identificadas.

Mauro Cid será chamado para depor no âmbito do inquérito que investiga o esquema de falsificação nos cartões de vacinação, na quinta feira (18). A mulher dele, Gabriela Santiago Ribeiro Cid, também deve depor na sexta feira (19).

Na casa do tenente-coronel, foram apreendidos cartões de vacinação falsificados em nome dele, de Gabriela e da filha do casal.

Além das fraudes nos certificados de vacinação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é investigado por lavagem de dinheiro. Durante a operação, agentes apreenderem cerca de US$ 35 mil e R$ 16 mil em espécie na casa de Mauro Cid.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link