Material de empresa de Cariani fabricaria 19 toneladas de drogas

Atualizado em 15 de dezembro de 2023 às 0:37
Jair Bolsonaro e Renato Cariani posando juntos
Bolsonaro posou ao lado de Cariani – Reprodução/Instagram

Por Igor Carvalho

De acordo com a Polícia Federal, a Anidrol, indústria química que tem entre seus sócios o influenciador digital Renato Cariani, desviou fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila para a produção de drogas. Segundo a investigação do órgão, a quantidade apartada seria suficiente para fabricar 19 toneladas de crack e cocaína.

A quantidade impressiona. Para que se tenha uma ideia, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou que a primeira fase da Operação Escudo na Baixada Santista, que durou 40 dias e foi encerrada em 5 de setembro deste ano, prendeu 958 pessoas e apreendeu 1 tonelada de drogas, 1.800% a menos do que seria possível produzir com os produtos que teriam sido desviados pela empresa de Cariani, segundo a PF.

Na última terça-feira (12), a Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Receita Federal deflagraram a operação Hinsberg, que investiga o desvio de produtos químicos para a produção de drogas. O alvo seria a empresa Anidrol, que tem como sócio o influenciador digital Renato Cariani.

Segundo a investigação, a Anidrol emitia notas fiscais fraudulentas em nome de empresas licenciadas para a venda de produtos químicos no país, 60 dessas transações foram identificadas em um ano de investigação.

Renato Cariani é empresário e carrega 7,4 milhões de seguidores em suas redes sociais. Ele ficou conhecido após entrevistar ao vivo o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2022, dentro de sua academia em São Paulo.

No contexto da Operação Escudo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo cometeu uma chacina no Guarujá, cidade do litoral paulista, que terminou com 28 mortos. Os assassinatos começaram após a morte de um soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) no dia 27 de julho deste ano.

Publicado originalmente em Brasil de Fato

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link