
O brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (12) após concluir o processo de deportação voluntária dos Estados Unidos. Ele havia sido detido há mais de dois meses por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) durante entrevista para obtenção do visto permanente. O desembarque ocorreu em Belo Horizonte, onde foi recebido pelo programa “Aqui é Brasil”, do governo, segundo confirmou a mãe ao G1.
Matheus voltará a morar no Rio de Janeiro, mas antes deve descansar em Minas Gerais. Durante o período de detenção, a família relatou dificuldade para obter informações sobre seu paradeiro. Em um dos episódios, a esposa, a estadunidense e veterana de guerra Hannah Silveira, ficou dias sem conseguir contato enquanto ele era transferido entre centros de detenção, sem comunicação oficial.
Segundo Hannah, as condições nos locais por onde ele passou eram insalubres e a alimentação precária. Ela afirmou que, apesar de ter assinado a deportação voluntária, o marido teria direito a retornar em voo comercial, o que não ocorreu.
“É de partir o coração saber que dei tanto pelo meu país e eles não têm problema nenhum em me tirar o meu marido e me forçar a escolher entre o meu país e o meu marido”, disse Hannah em entrevista ao Bom Dia Rio. Cidadã estadunidense e ex-integrante do Exército, onde atuou por dois anos como paramédica, ela conheceu Matheus em 2022, após se mudar para a Califórnia para estudar Direito. Eles se casaram em 2024.

Com a deportação do marido e a proibição de retorno aos Estados Unidos por 10 anos, Hannah decidiu se mudar para o Brasil, onde precisará recomeçar a carreira, já que sua formação não tem certificação automática no país.
Matheus foi preso em 24 de novembro de 2025, durante entrevista final para obtenção do green card em um escritório do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), em San Diego, Califórnia.
Segundo relato de Hannah ao portal Newsweek, o pedido já havia sido aprovado quando a agente informou que havia “pessoas no corredor” aguardando. Em seguida, quatro agentes do ICE entraram no local e efetuaram a prisão, alegando mandado relacionado à permanência após o vencimento do visto de estudante.
Em nota enviada ao Newsweek, a secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, afirmou que Matheus foi preso como um “estrangeiro ilegal criminoso do Brasil que permaneceu no país após o vencimento do visto de estudante F-1”. A família contestou o uso do termo “criminoso” e disse que ele não possui antecedentes.
Durante a detenção, Hannah relatou que o marido perdeu peso e que a alimentação “não é suficiente para um homem adulto, como se servissem lanches estudantis”. Ele chegou a dormir no chão por superlotação.
“Dois meses dele nessa situação é muito tempo, é muito tempo para mim, é muito tempo para ele, é muito tempo para todos nós. Então, a gente só tá pensando agora na chegada dele aqui, urgente, o mais rápido possível”, afirmou Luciana, mãe de Matheus.
O visto de estudante venceu em 2023. Ele solicitou o green card em 2024, após o casamento. O casal afirma que o vencimento ocorreu durante a pandemia de coronavírus. Agora, Matheus pretende retomar no Brasil o sonho de se tornar piloto de avião, curso que havia iniciado antes de se mudar para o exterior.