Mauro Cid fazia convocações de reuniões de Bolsonaro com chefes das Forças após vitória de Lula

Atualizado em 26 de setembro de 2023 às 19:35
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-comandante do Exército, General Freire Gomes, compartilhou com confidentes que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), juntamente com militares da reserva e seu entorno, apelou às Forças Armadas por uma intervenção após a eleição de Lula (PT).

Segundo oito oficiais-generais consultados pela Folha de S.Paulo, essas comunicações ocorriam em conversas pessoais, sem a ciência do Alto Comando da Força. Freire Gomes, caracterizado como discreto, assegurou que o Exército não se envolveria em tais ações.

Durante novembro e dezembro, pós-vitória de Lula, Bolsonaro convocou Freire Gomes e outros ex-comandantes para várias reuniões no Palácio da Alvorada.

Estas reuniões eram organizadas pelo tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, e não constavam da agenda oficial. Na CPMI do 8 de janeiro, o general Heleno declarou que Mauro Cid não participava de reuniões com o alto comando. Mentiu.

Foto mostra a presença de Mauro Cid e general Heleno em reunião de Bolsonaro com chefes das Forças Armadas. Foto: Reprodução

A primeira ocorreu em 1º de novembro, centrada em discussões sobre bloqueios de rodovias e manifestações pró-Bolsonaro. Não havia sempre uma pauta definida, Por vezes, o ex-presidente buscava apenas diálogo com os chefes militares.

Em certas ocasiões, a intenção golpista de questionar ou reverter os resultados eleitorais era explicitamente defendida por Bolsonaro e seus aliados militares. A postura do Exército contra tais planos emergiu de conversas espontâneas entre generais e consultas de representantes estrangeiros à cúpula militar.

Diplomatas dos EUA e do Reino Unido realizaram reuniões secretas com generais brasileiros, expressando oposição a qualquer ruptura democrática. Alertas internacionais sobre preocupações com o cenário brasileiro já haviam sido feitos, inclusive pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

Marco Antônio Freire Gomes estava destinado a assumir uma posição no Superior Tribunal Militar (STM) quando foi convidado por Bolsonaro para liderar o Exército em 2022. Bolsonaro havia alterado a dinâmica nas Forças Armadas em 2021, demitindo chefes militares e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

Freire Gomes expressou desejo de deixar o cargo antes da posse de Lula, prometendo colaboração na transição para o General Arruda, que acabou demitido por Lula em meio a uma crise de confiança.

As tentativas de Bolsonaro de articular planos golpistas foram detalhadas na delação de Mauro Cid à Polícia Federal. Segundo Cid, o comandante da Marinha, Almir Garnier, demonstrou apoio às intenções golpistas, uma posição que contrariou outros almirantes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link