Mauro Cid sai preso de audiência no STF

Atualizado em 22 de março de 2024 às 15:10
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, foi preso nesta sexta (22) após prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre áudio vazado em que ataca o ministro Alexandre de Moraes e diz ter sido pressionado pela Polícia Federal para fazer delação. Ele foi convocado pela Corte para esclarecer as declarações.

“Após o término da audiência de confirmação dos termos da colaboração premida, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes contra Mauro Cid por descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça. Mauro Cid foi encaminhado ao IML pela PF”, afirmou o Supremo em nota.

Além da prisão preventiva, a casa do tenente-coronel ainda foi alvo de busca e apreensão. Veja o momento em que Cid é preso:

No áudio vazado, Cid diz que “Moraes já tem a sentença dele pronta” e tenta encaixar as informações prestadas por ele em uma “narrativa”. “A lei já acabou há muito tempo. A lei é eles, eles são a lei, o Alexandre Moraes é a lei. Ele prende quando ele quiser, como ele quiser; com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação”, diz o tenente-coronel no áudio, que foi gravado na semana passada.

Seu depoimento ocorreu na sala de audiências do STF e foi presidido pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes. Também participaram da audiência a defesa de Cid e um representante da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo membros da Corte, Cid foi questionado sobre a pressão que supostamente teria sofrido da Polícia Federal para colaborar com as investigações e se sua delação foi feita por livre e espontânea vontade.

Ouça o áudio vazado de Cid:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link