Mauro Vieira: não há “nada de concreto” sobre o Egito abrir sua fronteira com Gaza

Atualizado em 22 de outubro de 2023 às 7:49
O chanceler Mauro Vieira, durante reunião no Egito. Reprodução

Autoridades internacionais continuam a buscar soluções para a complexa questão da retirada de seus cidadãos da Faixa de Gaza – região que se tornou o epicentro do conflito entre Israel e o Hamas. O Brasil está diretamente envolvido na situação, com 26 brasileiros que aguardam a autorização para deixar o local.

No último sábado (21), durante sua participação na Conferência de Paz no Cairo, Egito, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou a urgência da criação de corredores humanitários na região afetada pelo conflito. Após o evento, ele respondeu a perguntas sobre a possível abertura da fronteira para permitir a saída dos brasileiros.

“Ainda não temos nada concreto (…) houve a abertura da fronteira pela passagem de Rafah, apenas para a entrega de ajuda humanitária. Foi um primeiro passo, importante. Espero que nos próximos dias, tão logo seja possível, se permita a saída desses brasileiros e também de nacionais de outros países”, disse.

As falas de Vieira foram divulgadas pelo Itamaraty e reforçam o empenho do Brasil na utilização de meios diplomáticos numa possível mediação para o fim da guerra.

Durante suas declarações,o chanceler também condenou os ataques realizados pelo Hamas e criticou a resposta de Israel, que, segundo ele, compartilha responsabilidade pela crise humanitária que afeta a região de Gaza.

Aviao da “Operação Voltando em Paz” trazendo brasileiros resgatados em Israel. Divulgação

A reunião

A conferência reuniu representantes de aproximadamente 30 países e organizações internacionais, incluindo países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Durante as discussões, houve consenso em relação a questões como a necessidade urgente de “corredores humanitários” e a criação de dois estados independentes, Israel e Palestina, que poderiam coexistir pacificamente, com fronteiras internacionalmente reconhecidas, de acordo com Vieira.

“Houve também um consenso de que é indispensável a cessação de hostilidades e o fim da violência que tem acontecido, com mortes repetidas, numerosas, de lado a lado. Maiores ainda do lado palestino, mas uma situação realmente calamitosa”, declarou o Ministro brasileiro.

Avanço das negociações

Após negociações do Itamaraty com as autoridades locais, os brasileiros foram realocados para um local mais próximo da passagem de Rafah, a uma distância de aproximadamente um quilômetro, conforme informou o Ministro. No entanto, a viagem até a cidade de Cairo, só será realizada quando as questões de segurança na passagem e as autorizações necessárias forem acertadas.

“Há todo um esquema de ônibus para levá-los até a passagem da fronteira e, do lado egípcio, recolhê-los e levá-los até o aeroporto onde um avião da Força Aérea (FAB) vai transportá-los para o Brasil”, informou Vieira.

Vale ressaltar que no dia 25 de outubro, está programado um novo debate no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação no Oriente Médio.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link