
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa nesta quinta-feira (16) de uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para negociar o tarifaço de 50% imposto pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros desde agosto.
O encontro, que acontece em Washington, é o primeiro de alto nível entre os dois países desde o início das sobretaxas.
O governo Lula tenta reverter as tarifas e destravar as exportações brasileiras, especialmente de alimentos e produtos industriais, que foram afetadas pelas medidas americanas. O Itamaraty espera que a reunião marque o início de uma nova rodada de diálogo com a Casa Branca para aliviar o impacto das sanções.
Mauro Vieira chegou aos Estados Unidos na segunda-feira (13) para preparar o terreno para as conversas, que também devem envolver assessores econômicos do governo norte-americano. Enquanto isso, empresas brasileiras continuam sofrendo perdas com exportações paradas e estoques acumulados.
Pauta econômica
O encontro ocorre em meio à reaproximação entre Lula e Donald Trump, que voltaram a conversar recentemente.
Trump sinalizou, durante reunião com o presidente argentino Javier Milei, que pretende discutir com o Brasil temas como a proposta de moeda comum entre os países do Brics, bloco que reúne as principais economias emergentes do mundo.
O grupo, formado atualmente por 11 países, tem como objetivo ampliar a cooperação econômica e política entre seus membros e fortalecer a presença do Sul Global no comércio internacional — um dos temas defendidos por Lula em seus discursos sobre política externa.
