Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio no G7 e cobra avanço em negociação de tarifas

Atualizado em 12 de novembro de 2025 às 15:59
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontrando. Foto: Divulgação

Durante a manhã desta quarta-feira (12), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, à margem da Cúpula do G7, em Niágara, no Canadá. O encontro foi breve, mas considerado estratégico por diplomatas dos dois países, já que ocorre em meio ao impasse comercial entre Brasília e Washington.

Vieira destacou a importância de acelerar as negociações sobre as tarifas impostas por Donald Trump em agosto, que afetam cerca de 60% dos produtos brasileiros com sobretaxa de 50%. Mesmo após o início da reaproximação política entre os dois governos, as taxas permanecem inalteradas.

O ministro ressaltou que o Brasil apresentou uma proposta formal no início do mês e aguarda resposta dos Estados Unidos. Fontes do Itamaraty informam que as tratativas têm avançado em nível técnico, mas dependem de decisões políticas em alto escalão.

Ao fim da conversa, Vieira e Rubio concordaram em realizar um novo encontro presencial, ainda sem data definida. A expectativa é de que esse diálogo contribua para destravar as negociações iniciadas após a reunião entre Trump e Lula, realizada em outubro, na Malásia.

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontrando. Foto: Divulgação

Em sua chegada ao Canadá, Rubio afirmou em publicação na rede X que pretende “buscar soluções com foco na segurança e na proteção dos americanos”. O secretário lidera a delegação norte-americana no encontro que reúne os sete países mais industrializados do mundo, além de convidados como o Brasil.

O G7 marca a terceira oportunidade de diálogo direto entre Vieira e Rubio. O chanceler brasileiro tenta garantir a reversão das medidas tarifárias adotadas por Washington desde julho, consideradas injustas por Brasília. Lula e Trump já haviam sinalizado a disposição de negociar um novo modelo de cooperação econômica, com foco no agronegócio e na indústria de base.

Em entrevista à Fox News, Trump disse que pretende revisar as tarifas sobre o café brasileiro, um dos principais produtos afetados pelo tarifaço. Segundo o presidente dos Estados Unidos, a medida faria parte de um “ajuste para melhorar o comércio em setores estratégicos e beneficiar consumidores americanos”.

As sobretaxas impostas por Trump entraram em vigor em 1º de agosto e se somam às já existentes sobre aço e alumínio. Elas foram vistas como uma resposta ao alinhamento do Brasil ao grupo dos Brics, criticado pela Casa Branca.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.