Com Tebet em banho-maria, MDB diz que não ficará esperando por desistência de Doria

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 12:00
MDB diz que não ficará esperando por desistência de Doria
João Doria e Simone Tebet
Foto: Reprodução

O PSDB e os partidos com que os tucanos negociam um candidato único para Presidência da República, o MDB e o Cidadania, acreditam que o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) não desistirá facilmente de sua candidatura. E o MDB já avisou que não ficará esperando pela desistência do tucano e deve avançar com a candidatura da senadora Simone Tebet ao Palácio do Planalto, segundo informações do colunista Tales Faria, do UOL.

A intenção dos três partidos era anunciar um nome único pelo grupo nesta quarta-feira (18) com base numa pesquisa encomendada para avaliar qual nome teria mais chances de concorrer contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

Doria, porém, enviou uma carta na semana passada ao presidente do PSDB, Bruno Araújo, acusando-o de tentar golpear sua candidatura e afirmando que a escolha do candidato deve ser baseada em quem tem mais intenções de voto na pesquisa, e não na avaliação da rejeição dos eleitores. O ex-governador lembrou que venceu as prévias do partido e ameaçou reclamar na Justiça caso a Executiva Nacional tente retirar sua candidatura.

Araújo, então, convocou uma reunião para o dia de ontem (17) em que ficou claro o ambiente desfavorável para Doria. O deputado Aécio Neves, ex-presidente nacional do PSDB, propôs a realização de um novo encontro para forçar o ex-governador a desistir, fazendo-o ouvir pessoalmente os motivos dos candidatos do partido nos estados contra sua candidatura.

Como ninguém acredita que ele vai desistir, a expectativa é de que a confusão no PSDB permaneça até agosto, quando a Convenção Nacional se reúne. Até lá, aliados de Doria apostam que ele ainda pode crescer nas pesquisas.

Seja qual for a decisão dos tucanos, o MDB avalia que não pode mais esperar o PSDB para não enfraquecer a candidatura de Simone Tebet à Presidência.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link