Três médicos morreram e um ficou ferido após criminosos dispararem 33 tiros em cerca de 10 segundos contra o grupo, que confraternizava na madrugada da última quinta-feira (5), em um quiosque da orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A ação toda durou 25 segundos.
Entre as vítimas estava Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Além do irmão da parlamentar, Marcos de Andrade Corsato (62) e Perseu Ribeiro Almeida (33) foram baleados e morreram no local. Daniel Sonnewend Proença (32) foi atingido por três tiros e sobreviveu.
A mecânica do crime
Descida do carro
O incidente aconteceu quando os médicos estavam prestes a sair do quiosque Naná 2, após já terem pago a conta. As câmeras de vigilância registraram o momento exato, por volta das 00h59m22s de quinta-feira, quando um carro parou na faixa de pedestres, e três criminosos armados desembarcaram.
Os bandidos, em questão de segundos, saíram do carro e começaram a disparar contra os quatro ortopedistas
Início dos disparos
A ação dos criminosos durou apenas cerca de 4 segundos após deixarem o veículo. Eles abriram fogo contra os médicos por volta das 00h50m27s.
Daniel caiu na frente dos atiradores, Marcos permaneceu sentado, Diego se inclinou para frente e Perseu caiu da cadeira, rolando para trás.
Disparos em menos de dez segundos
Os bandidos recuaram em direção ao carro, no entanto, um deles voltou em direção à mesa dos médicos, enquanto Daniel se movimentava. Marcos faleceu sentado, com a cabeça virada para trás. Diego caiu, e Perseu se arrastou para trás do quiosque.
Os criminosos realizaram mais disparos contra Daniel às 00h59m34s, totalizando 33 tiros de pistolas 9mm, ou seja, mais de 3 tiros por segundo. Alguns desses disparos atingiram o quiosque, deixando marcas nas mesas onde os ortopedistas estavam sentados.
Volta para conferir médico
Um segundo indivíduo, que estava prestes a entrar no carro no banco do carona, voltou correndo em direção a Perseu Ribeiro de Almeida, que possivelmente foi confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, de acordo com uma das linhas de investigação das polícias Civil e Federal.
Esse bandido teria retornado para verificar o alvo. As câmeras dos quiosques registraram esse movimento às 00h59m41s.
Outro criminoso, que estava no banco de trás do veículo, também saiu e se aproximou da mesa onde os ortopedistas estavam, como se estivesse dando cobertura ao comparsa.
Fuga
Os bandidos fugiram por volta das 00h59m47s, aproximadamente 25 segundos após o início da ação, de acordo com as imagens das câmeras dos quiosques.
Assista o momento do crime:
➡️ Veja momento em que médicos são executados em quiosque no RJ
Os médicos estavam no Rio de Janeiro para um congresso de ortopedia. Grupo atirou em profissionais em um quiosque na Barra da Tijuca
Leia: https://t.co/z0knPoTeEY pic.twitter.com/eOpmMBIAbj
— Metrópoles (@Metropoles) October 5, 2023