Médicos pela democracia lançam manifesto em apoio à chapa Lula/Alckmin: “Viabilidade eleitoral”

Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 11:21
Médicos pela democracia lançam manifesto em apoio a chapa Lula/Alckmin: "Viabilidade eleitoral"
Ex-presdente Lula ao lado de seu candidato a vice Geraldo Alckmin
Foto: Reuters

Médicos da Universidade de São Paulo e do Hospital das Clínicas lançaram, nesta sexta-feira (12), um manifesto em defesa do Estado democrático. O manifestos dos profissionais da saúde foi lançado ainda na última segunda-feira (08) e já reúne mais de 300 assinaturas. No texto, são feitas críticas ao atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e é favorável a a candida chapa Lula-Alckmin. ​

A mobilização aconteceu após os ex-estudantes da Faculdade de Direito da USP lançarem os dois manifestos em defesa da democracia, que foram lidos na manhã da última quinta-feira (11), dia marcado por diversas manfestações em todo o país.

A carta reúne tanto alunos, como ex-alunos e professores de vários cursos como fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional da universidade.

“Nós nos juntamos e falamos: Vamos fazer um manifesto porque, afinal, os médicos já tiveram papel importante em muitos momentos da história do país”, afirmou a médica e pesquisadora Maria Maeno, uma das idealizadoras do texto.

“É importante que as pessoas que trabalham na área da saúde se manifestem a favor da democracia como já fizemos na época da redemocratização do país e das Diretas Já. Nós estamos sendo convocados novamente para um momento histórico, em que as nossas liberdades estão ameaçadas”, acrescentou.

De acordo com ela, o manifesto traz a assiantura de diferentes pessoas de diferentes partidos, os quais avaliaam a chapa Lula-Alckmin como a única que tem potencial de “viabilidade eleitoral para reconstruir os pilares de nossa democracia”.

Leia o texto na íntegra:

“Atravessamos um difícil período da história, convivemos com constantes ameaças por parte do atual governo, várias concretizadas. São afrontas à democracia que nos afastam da construção de um país mais igualitário onde todos possam ter vida melhor e digna.

O atual governo tem trabalhado contra os interesses da população em todos os campos e isola o país do resto do mundo tanto na economia como na política.

A área da saúde sofre redução de recursos, que aliada à desestruturação do Ministério da Saúde e à condução desastrosa do presidente, contrária ao conhecimento científico e à opinião dos especialistas, resultou em dezenas de milhares de mortes e sequelas evitáveis.

O desprezo pela cultura, pela pesquisa e a educação são marcas deste governo, como também a fome, a precarização do trabalho e a degradação ambiental, não só, mas sobretudo na Amazônia e no Cerrado.

Como se não bastasse, o governo estimula o armamento da população sob o argumento de autodefesa, gera confronto sem nenhum sentido com o Poder Judiciário, chegando a ameaçá-lo, e trabalha para deslegitimar o processo eleitoral mesmo sem nenhuma evidência de vicio no processo do voto eletrônico desde sua adoção.

Trata-se de um momento decisivo para nós e para a humanidade, visto que o Brasil pode exercer um papel importante de mediação e de pacificação numa conjuntura internacional complexa, como já o fez ao longo de sua história recente. Pode também ser um ator importante na luta contra o aquecimento global e na organização de respostas às emergências de saúde pública que são cada vez mais frequentes.

Em outubro decidiremos entre a continuidade desta devastação cívica, econômica e social e a construção conjunta de um outro caminho, de políticas voltadas a eliminar a miséria, diminuir as desigualdades, garantir direitos, desenvolvimento científico e tecnológico que nos capacite a aumentar nossa potência no cenário mundial, de valorização da educação, do meio ambiente, de nossas riquezas naturais, do Sistema Único de Saúde. Não podemos nos omitir nesta disputa, cujo resultado será determinante para nós e nossas famílias, em uma perspectiva intergeracional.

Entre as candidaturas postas, não temos dúvida de que a chapa Lula-Alckmin é a que apresenta viabilidade eleitoral para reconstruir os pilares de nossa democracia e de uma sociedade que se caracterize pela atenção e diminuição das iniquidades sociais e econômicas, da intolerância e da violência.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link