Membro da Otan, Turquia se opõe à entrada de Suécia e Finlândia na aliança militar

Atualizado em 13 de maio de 2022 às 19:52
Membro da Otan, Turquia se opõe à entrada de Suécia e Finlândia na aliança militar
Primeiras ministras da Filândia e da Suécia-direita e o presidente da Turquia, Recep Eerdogan- esquerda
Foto: Reprodução

Com a guerra na Ucrânia, a Finlândia e a Suécia têm se aproximado da OTAN. No entanto, nesta última sexta-feira (13), o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou que não concorda com a entrada dos países nórdicos no bloco.

“Não temos uma opnião positiva, países escandinávos são como uma casa de hóspedes para organizações terroristas”, afirmou Erdogan. Isso porque, segundo ele, os países da região do norte da Europa abrigam terroristas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Finlândia e Suécia, que mantinham a postura neutra frente aos confrontos mundiais para protegerem seus territórios, agora podem se tornar alvos do governo russo caso a decisão de ambas as nações se concretize, segundo o embaixador russo, Dmirtry Polyansky, da ONU.

“Eles sabem que, no momento em que se tornarem membros da Otan, isso provocará certos passos espelhados da Rússia, que geralmente afetam os países membros da aliança”, disse Polyansky, nesta últiam quinta-feira (12).

Em abril, as primeiras-ministras da Finlândia, Sanna Marin, e da Suécia, Magdalena Andersson, anunciaram que seria debatido em seu parlamentos a possibilidade de ingressão na Otan.

O governo finlandês teme possíveis ataques das forças russas já que grande parte do território do país faz fronteira com a Rússia. Nesta última quinta-feira (12), o governo formalizou a intenção de fazer parte da aliança.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link