Membros do governo querem um novo aliado de Bolsonaro no STF: Gilmar Mendes

Atualizado em 9 de maio de 2022 às 12:34
Jair Bolsonaro e Gilmar Mendes
Jair Bolsonaro e Gilmar Mendes. Foto: PR/STF

Membros do governo federal tentam convencer o presidente Jair Bolsonaro (PL) a encontrar um novo aliado dentro do STF (Supremo Tribunal Federal) para diminuir a crise e para que ele passe a encontrar vitórias dentro da corte. A ideia do clã bolsonarista e de membros do Centrão é de que é possível uma aproximação entre o chefe do Executivo e o decano do Supremo, ministro Gilmar Mendes.

Segundo a jornalista Bela Megale, do O Globo, a informação que corre nos corredores de Brasília é de que membros do governo federal têm enxergado coerência no discurso de Gilmar Mendes e nos votos que o ministro tem dado em pautas importantes para a atual administração e que ele poderia se tornar um importante aliado para os próximos passos.

A ideia é promover um encontro entre Gilmar e Bolsonaro, a fim de aparar as arestas e tentar promover a paz entre governo e STF. Mendes tem ótimo trânsito no Congresso e é muito bem visto entre os colegas do STF, por isso uma abertura para conversar com o presidente seria visto como uma forma de amenizar a crise entre os poderes.

O DCM conversou com fontes ligadas ao poder em Brasília e confirmou a informação, porém trata-se de um interesse unilateral. Gilmar Mendes chegou a se reunir com o senador Flávio Bolsonaro para falar da crise institucional, mas não foi um papo para abrir caminhos ao pai do parlamentar no STF, ao contrário.

A pessoas próximas, o decano do STF tem sido enfático ao dizer que não embarcará em apoiar um governo que comete crimes contra o poder judiciário e contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mendes já afirmou a alguns deputados que só apoiaria Bolsonaro se fosse o caso do presidente concordar em mudar completamente de perfil, o que ele próprio duvida.