Menino palestino que chocou o mundo morre desnutrido sem remédios em Gaza

Atualizado em 9 de março de 2024 às 15:42
Yazan al-Kafarneh, menino de dez anos que morreu de desnutrição severa em Gaza. Foto: AFP

Um trágico acontecimento abalou a comunidade internacional, com a morte de um menino de dez anos de idade devido à desnutrição grave e à falta de cuidados médicos adequados na Faixa de Gaza. Este episódio, que ocorreu na última segunda-feira (4), ressalta a urgência da crise humanitária na região.

A imagem angustiante de Yazan al-Kafarneh, deitado em uma cama de hospital na clínica Al-Awda em Rafah, Sul de Gaza, evidencia a gravidade da crise. O menino, que já possuía uma condição médica pré-existente, não resistiu às condições precárias de saúde e à escassez de recursos.

A entrega de medicamentos e assistência humanitária torna-se cada vez mais crucial diante da crescente necessidade na área. A guerra entre Israel e o grupo Hamas, iniciada em outubro de 2023, já deslocou grande parte da população de Gaza e exacerbou a escassez de alimentos, água e remédios.

Caminhões são proibidos de entrar em Gaza com alimentos, produtos médicos e combustível. Foto: EPA

Mais de 30 mil palestinos perderam suas vidas desde o início da ofensiva israelense.

Com a chegada do Ramadã, Israel deu um prazo ao Hamas para liberar todos os reféns até domingo (10). Benny Gantz, ex-ministro da Defesa, alertou que a não observância dessa exigência poderia desencadear uma ofensiva israelense contra Rafah, cidade palestina ao sul da Faixa de Gaza, onde cerca de 1,5 milhões de palestinos estão buscando refúgio.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link