Mensagens mostram como Bolsonaro tentou salvar mandato de Eduardo; veja

Atualizado em 22 de agosto de 2025 às 16:17
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho. Foto: Reprodução

A Polícia Federal encontrou diálogos do ex-presidente Jair Bolsonaro em que conversa com aliados para tentar estender a licença de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que fugiu para os Estados Unidos em março. Ele enviou áudios para o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, e para um assessor do próprio filho.

“Ô Gordo, me acha no regimento de vocês aí a licença por até quatro meses. Tira uma fotografia e manda pra mim. Eu quero preparar aqui, botar uma vírgula, para poder ser prorrogado por mais um período. Tá ok?”, diz a transcrição do áudio. Na sequência, o assessor envia a imagem de um documento a Bolsonaro.

Jair Bolsonaro pede para que assessor de Eduardo busque formas de prorrogar licença do deputado. Foto: Reprodução

Em outro diálogo, ele manda um áudio ao líder do PL na Câmara: “Sóstenes, abusando da tua boa vontade aí, vê se a gente pode nesse dispositivo aí do regimento interno ir prorrogando por igual período, mais quatro meses. Vê se é possível aí”.

Mensagem do ex-presidente Jair Bolsonaro a Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara. Foto: Reprodução/GloboNews

O parlamentar então promete conversar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a possibilidade. Os diálogos ocorreram em 1º de julho e a articulação visava garantir que Eduardo voltasse ao Brasil com um mandato na Câmara para evitar complicações com a Justiça.

Bolsonaro vinha estudando formas de manter o cargo do filho desde junho. Segundo a CNN Brasil, ele já havia citado a possibilidade de “recuperar o mandato dele e ficar fora do Brasil” em uma mensagem a assessores.

No dia 5 daquele mês, ele ainda encaminhou para Eduardo e outros 47 deputados federais uma mensagem pedindo apoio a um projeto, de Evair Vieira de Melo (PP-ES), que modifica o Regimento Interno da Câmara dos Deputados e permite que deputados possam exercer os cargos fora do país, sem perder os mandatos.

As mensagens fazem parte do inquérito da Polícia Federal que motivou o indiciamento de Jair e Eduardo na última quarta (20). Eles são acusados de tentar interferir no julgamento da trama golpista.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.