Mercadante: “Brasil necessita de um pacto de otimismo para alavancar o desenvolvimento”

Atualizado em 7 de fevereiro de 2024 às 20:24
Brasil precisa de um pacto de otimismo, diz Mercadante em evento com investidores. Foto: Divulgação

Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ressalta a importância de um pacto de otimismo para impulsionar o desenvolvimento do Brasil durante sua participação no CEO Conference do BTG Pactual, em São Paulo.

Durante o evento, Mercadante enfatizou a busca do BNDES por parcerias em nichos estratégicos, alinhados à sua expertise em investimentos em projetos estruturantes. Ele destacou o papel crucial do banco na promoção de energia limpa e renovável, contribuindo para a construção de uma matriz energética sustentável.

Mercadante também apontou as vantagens competitivas do Brasil, especialmente em energia limpa, em comparação com outras economias globais, como os Estados Unidos. Ele destacou a oportunidade de liderança do país na economia verde, projetando a possibilidade de alcançar emissões zero até 2040 e até exportar créditos de carbono.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Foto: Divulgação

Além disso, o presidente do BNDES ressaltou a importância estratégica da indústria naval brasileira, especialmente diante da necessidade futura de navios com motores de energia renovável para evitar multas. Ele identificou o potencial do Brasil como líder em biocombustíveis, enxergando nisso uma oportunidade de liderar a transição para uma economia verde e manter a competitividade das exportações brasileiras.

Aloizio Mercadante enfatiza a necessidade de um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, destacando as oportunidades na energia limpa e na indústria naval. Suas declarações durante o CEO Conference do BTG Pactual evidenciam a busca por parcerias estratégicas e a visão de longo prazo do BNDES na promoção de investimentos sustentáveis e estruturantes.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link