Mercadante: Lula vai recuperar a tragédia de Bolsonaro na educação

Atualizado em 16 de setembro de 2022 às 16:07
O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursando em evento na faculdade de direito da USP
Foto: Bruno Santos/Folhapress

Por Aloizio Mercadante

Os dados de avaliação da educação básica, divulgados nesta sexta-feira (16), são aterradores e apontam para uma redução do aprendizado em todos os níveis dessa etapa de ensino. Esse drama se expressa sobretudo nos índices de alfabetização, já que a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas mais do que dobrou de 2019 a 2021.

É fato que a pandemia prejudicou a oferta e a qualidade educacional de maneira global. Entretanto, no Brasil, foi potencializada por um governo negacionista, que atuou de forma deliberada para atrasar a vacinação e que boicotou as medidas de distanciamento social. O resultado dessa catástrofe são mais de 685 mil mortos e mais de 130 mil órfãos da pandemia em idade escolar.

O Ministério da Educação de Bolsonaro se ausentou completamente do papel de coordenador e de articulador da educação nacional, prejudicando a reabertura das instituições de ensino e a garantia do direito à educação. Foram praticamente dois anos de afastamento do ambiente pedagógico, em que as redes de ensino e os alunos foram largados à própria sorte, sem sequer um plano de estudos ou acesso à educação remota por parte de Bolsonaro.

A educação brasileira percorreu a total ausência do governo federal tendo que contar com a ação colaborativa entre os estados e os municípios e com o apoio de diversas organizações da sociedade para garantir o mínimo de contato dos nossos estudantes com o ambiente escolar. É fundamental destacar, reconhecer e valorizar também o papel e o enorme esforço das famílias, dos profissionais da educação, dos gestores estaduais e municipais na busca de soluções capazes de manter os vínculos com os processos pedagógicos e o senso de pertencimento a uma comunidade educacional.

Não bastasse esse abandono, as verbas federais destinadas à merenda escolar estão congeladas há cinco anos. Bolsonaro vetou o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional em agosto deste ano e o que vemos são denúncias de que crianças estão recebendo carimbos para não repetir o prato, dividindo um ovo para até quatro pessoas, além de sofrer com a falta de itens básicos, como carne e arroz. Um cenário muito diferente daquele dos nossos governos, em que o Programa Nacional de Alimentação Escolar foi continuamente aprimorado.

Além do reajuste no valor per capita transferido para estados e municípios, nos governos do PT, a merenda foi assegurada também aos estudantes do ensino médio. Tornou-se ainda um instrumento de desenvolvimento local, por meio da autorização da compra direta da agricultura familiar. O número de estudantes atendidos pelo programa de merenda escolar cresceu de 36,4 milhões para 41,3 milhões, entre 2002 e 2015.

Infelizmente, enquanto nossas crianças e adolescentes foram privados do direito à educação e à merenda, não faltaram denúncias de escândalos de corrupção, envolvendo negociatas no Ministério da Educação de Bolsonaro, inclusive em barras de ouro.

A reconstrução do Brasil passa por oferecer a estados e municípios o apoio financeiro, técnico e tecnológico para a recuperação da aprendizagem comprometida pela pandemia, inclusive para as avaliações periódicas, visando o preenchimento das lacunas, o fornecimento de materiais didáticos específicos e o fortalecimento da formação continuada de professores. Também a retomada do Programa de Alfabetização na Idade Certa e do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O único caminho para isso é eleger Lula presidente do Brasil pela terceira vez já no primeiro turno. Lula vai recuperar a tragédia de Bolsonaro na educação. A defesa da democracia, a reconstrução da educação, o combate à fome e à desigualdade social e o resgate dos valores civilizatórios fazem deste momento muito mais do que mais uma disputa eleitoral, estamos diante de uma decisiva encruzilhada histórica. Venceremos!

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link