Mercadante será presidente do BNDES, diz Lula

Atualizado em 13 de dezembro de 2022 às 16:58
Aloizio Mercadante
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13), durante evento de encerramento dos trabalhos da transição, que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula na cerimônia, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Nas redes sociais, Lula disse que “precisamos de alguém que pense em desenvolvimento, inovação tecnológica, para que esse país volte a gerar empregos. E para dizer ao mundo inteiro que quiser vir para cá, que venha. Nosso país voltará a ser respeitado”.

Coordenador dos grupos técnicos de trabalho na transição, o ex-ministro já era tido entre petistas como certo para comandar o BNDES. Os rumores, porém, vinham causando reação no mercado.

Para investidores, a nomeação de Mercadante sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento.

Aliado a isso, rumores de mudanças na Lei das Estatais também foram citados como motivos para a forte queda do Ibovespa na segunda-feira (12).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link