Mercosul-UE: Comissário da União Europeia cancela viagem ao Brasil

Atualizado em 3 de dezembro de 2023 às 23:48
Bandeira do Mercosul e da União Europeia. Foto: Reprodução

O comissário do comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis, decidiu cancelar sua visita ao Brasil nesta semana para finalizar os termos do acordo comercial entre a UE e o Mercosul.

Dombrovskis iria participar na quinta-feira (7) de uma reunião das nações do Mercosul no Rio de Janeiro. Entretanto, o acordo ficou mais distante devido a mudança de governo na Argentina e a recente declaração do presidente da França, Emmanuel Macron.

No sábado (2), o líder francês afirmou que o acordo é “antiquado” e que tinha preocupações com a falta de metas ambientais. “Sou contra o acordo do Mercosul com a União Europeia. É um acordo completamente contraditório com o que [Lula] está fazendo no Brasil e com o que estamos fazendo. É um acordo que foi negociado há 20 anos e que tentamos consertar, e que foi mal consertado”, disse.

“Não posso pedir aos nossos agricultores, aos nossos industriais na França, mas também em toda a Europa, que façam esforços para aplicar novas regras para descarbonizar… e depois dizer de repente: ‘Estou removendo todas as tarifas para permitir a entrada de produtos que não aplicam essas regras'”, prosseguiu.

Dois diplomatas do bloco afirmaram que as chances de um acordo este ano estão diminuindo, enquanto um deles disse que as negociações podem entrar em colapso até o verão europeu de 2024 (entre junho e setembro).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (3) que o Brasil não pode ser responsabilizado em caso de fracasso nas negociações.

“Se não houver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul”, declarou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link