Merval chama Nunes Marques de “pau mandado” e “bajulador”

Atualizado em 4 de junho de 2022 às 16:32

Merval Pereira escreveu um artigo no jornal O Globo neste sábado (4) e detonou Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal. Na avaliação do colunista, o magistrado está “exagerando na fidelidade a Bolsonaro”.

“Ele se comporta como um pau mandado, sem qualquer pudor em servir ao presidente. Não são nem questões ideológicas, são pontuais. Anular a cassação do deputado paranaense foi contra toda a posição do STF e do TSE de combate às fake News. É uma contestação a decisões do STF, do qual ele faz parte, e do TSE. É grave”, escreveu Merval.

Ele explica ao leitor que Nunes Marques tem poder para tomar esse tipo de decisão, no entanto, destacou que não é comum e a “tradição diz que não pode”. O colunista também informa que o ministro Fux está avaliando chamar o plenário para que a questão seja revisada.

“É uma situação delicada; um ministro seria contestado por seus pares, mas ao mesmo tempo, ele não poderia ter contestado seus pares. O STF está avaliando como agir para não se desmoralizar nem a campanha contra fake news e não isolar completamente o ministro Nunes Marques – que já está isolado por causa de decisões bajuladoras”, conclui o jornalista.

A crítica de Merval não é por acaso. Nunes Marques derrubou a decisão do TSE e devolveu os mandatos dos bolsonaristas cassados José Valdevan de Jesus (PL), deputado federal, e Fernando Francischini (União Brasil-PR), deputado estadual do Paraná.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link