Merval se supera na estupidez e diz que “capitalismo retirou pessoas da pobreza”

Atualizado em 12 de março de 2024 às 15:41
Merval Pereira diz que “o capitalismo retirou pessoas da pobreza”. Foto: Reprodução/GloboNews

O comentarista Merval Pereira, da GloboNews, se superou em seus comentários estúpidos e afirmou que “o capitalismo retirou pessoas da pobreza”. A fala foi usada como argumento para criticar o presidente Lula, que disse que a Petrobras tem que se preocupar com a população do país e não apenas com seus acionistas.

Ele diz que a declaração do presidente é “populista” e mostra que ele tem uma “visão equivocada do que seja o capitalismo”.

“O capitalismo tem um histórico de retirada de pessoas da pobreza, nas últimas décadas, muito importante. Então a visão de que a Petrobras, ao distribuir dividendos, está retirando dinheiro do povo, é uma visão completamente equivocada”, diz Merval.

Ao contrário do que diz o comentarista, o capitalismo não tem funcionado dessa forma na prática. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 67,8 milhões de pessoas em situação de pobreza (31,6% da população) e 12,7 milhões em situação de extrema pobreza (5,9% da população).

Mesmo assim, Merval argumenta que a declaração de Lula foi feita por uma suposta “preocupação com a popularidade” e que o capitalismo não tem “resultados imediatos”.

Ele ainda diz que a crítica à distribuição de dividendos da Petrobras é “equivocada” e que o presidente gerou uma “confusão” para “desvalorizar a empresa”.

Merval tem sido detonado nas redes após a fala, tendo seu nome entre os assuntos mais comentados do X (ex-Twitter). Usuários da rede social ironizam o comentário e afirmam que é “uma das maiores besteiras já ditas na rádio, TV, jornal ou internet”.

Veja a repercussão:

https://twitter.com/NoOneChomsky/status/1767606353978134758

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.