Merval se supera na estupidez e diz que “capitalismo retirou pessoas da pobreza”

Atualizado em 12 de março de 2024 às 15:41
Merval Pereira diz que “o capitalismo retirou pessoas da pobreza”. Foto: Reprodução/GloboNews

O comentarista Merval Pereira, da GloboNews, se superou em seus comentários estúpidos e afirmou que “o capitalismo retirou pessoas da pobreza”. A fala foi usada como argumento para criticar o presidente Lula, que disse que a Petrobras tem que se preocupar com a população do país e não apenas com seus acionistas.

Ele diz que a declaração do presidente é “populista” e mostra que ele tem uma “visão equivocada do que seja o capitalismo”.

“O capitalismo tem um histórico de retirada de pessoas da pobreza, nas últimas décadas, muito importante. Então a visão de que a Petrobras, ao distribuir dividendos, está retirando dinheiro do povo, é uma visão completamente equivocada”, diz Merval.

Ao contrário do que diz o comentarista, o capitalismo não tem funcionado dessa forma na prática. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 67,8 milhões de pessoas em situação de pobreza (31,6% da população) e 12,7 milhões em situação de extrema pobreza (5,9% da população).

Mesmo assim, Merval argumenta que a declaração de Lula foi feita por uma suposta “preocupação com a popularidade” e que o capitalismo não tem “resultados imediatos”.

Ele ainda diz que a crítica à distribuição de dividendos da Petrobras é “equivocada” e que o presidente gerou uma “confusão” para “desvalorizar a empresa”.

Merval tem sido detonado nas redes após a fala, tendo seu nome entre os assuntos mais comentados do X (ex-Twitter). Usuários da rede social ironizam o comentário e afirmam que é “uma das maiores besteiras já ditas na rádio, TV, jornal ou internet”.

Veja a repercussão:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link