Ernesto Araújo diz a Bannon que mesmo os partidos de direita são influenciados pela China

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 19:00
Ernesto Araújo
Para Ernesto Araújo, todo o sistema político brasileiro está sob a influência da China

O ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou hoje (4) em conversa com o guru de extrema-direita e ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon, que todo o sistema político brasileiro, incluindo os partidos de direita, está sob a influência da China e do que ele chamou de “narcosocialismo”.

Bannon, perguntou a Ernesto em seu podcast “War Room” se Lula estava ligado ao Partido Comunista da China. O ex-chanceler disse que provavelmente sim.

Logo depois, o ex-ministro também afirmou que o centrão é afetado pelo país asiático. “Mesmo alguns partidos considerados de direita estão totalmente sob a influência de Pequim”, disse Ernesto, que citou nominalmente o partido Progressistas (PP).

Segundo ele a intromissão chinesa no Brasil afeta os líderes políticos no Congresso, o Supremo Tribunal Federal, a elite econômica e a imprensa. Há, ainda, influência no governo de Jair Bolsonaro. “Basicamente, eles administram o fluxo de dinheiro no país, e a China alimenta esse fluxo. A China prospera onde quer que haja corrupção”, disse.


Leia mais:

1- Especialista considera que EUA já perderam ‘guerra’ para a China

2- Declarações falsas de Bolsonaro aumentaram em 2021; Veja números

3- Bolsonaro mandou só 20% de médicos que prometeu à Bahia

Ex-chanceler sempre esteve em constante atrito com a China

Ernesto Araújo foi chanceler do Brasil de 2019 a 2021. Ele fazia parte da dita ala ideológica do governo Bolsonaro. Sua gestão foi marcada pelos desacordos constantes com a China, maior parceiro comercial do Brasil.

Ele deixou o cargo em março. Desde então, tem sinalizado insatisfação com os antigos aliados. Recentemente, por exemplo, disse que o governo Bolsonaro virou uma “base do centrão”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link