Messi anuncia aposentadoria da seleção argentina: “Dói muito”

Atualizado em 31 de agosto de 2026 às 12:30
Lionel Messi
Lionel Messi com a camisa da seleção argentina. Foto: Reprodução

Lionel Messi anunciou nesta segunda (31) que não defenderá mais a seleção argentina. Em uma mensagem nas redes sociais, o camisa 10 afirmou que decidiu encerrar sua trajetória na equipe nacional após 20 anos e escreveu: “Foi uma decisão que doeu e dói na alma, mas entendo que é o momento”.

O jogador disse que deixa a Argentina com orgulho do que viveu ao lado dos companheiros e sustentou que entregou tudo pela camisa do país. “Juro que sempre dei tudo, não apenas nos últimos anos, quando ganhamos tudo, mas antes também”, afirmou.

Messi apontou a chegada de novos nomes como um dos motivos para abrir espaço no elenco. “Eu me esvaziei, já não tenho mais para dar e, além disso, vêm grandes jogadores atrás que merecem estar”, escreveu o argentino.

Na despedida, ele agradeceu a torcedores, familiares, treinadores, companheiros e dirigentes que participaram de sua passagem pela seleção. O craque afirmou que continuará apoiando a Argentina fora de campo e disse que sentirá falta de ouvir os torcedores nos jogos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Leo Messi (@leomessi)

Títulos de Messi pela seleção argentina

A saída encerra um ciclo que teve como principais conquistas a Copa América de 2021 e 2024, a Copa do Mundo de 2022 e a Finalíssima de 2022. Messi também acumulou títulos com as categorias de base argentinas antes de se consolidar na equipe principal.

O título mundial no Catar, em 2022, completou a coleção de troféus do atacante pela Argentina. A conquista veio depois de anos de frustrações em decisões e colocou fim à espera do país por uma nova Copa do Mundo desde 1986.

Messi afirmou que carrega “lembranças e momentos inesquecíveis” de sua passagem pela seleção e citou as alegrias que dividiu com os companheiros. “Vou embora com a tranquilidade e o orgulho de ter dado a vocês, junto com meus companheiros, momentos com os quais sonhamos”, declarou.

O texto havia sido escrito em 21 de julho, dois dias depois de uma final, segundo o próprio jogador. Messi disse que a morte de seu pai o tornou ainda mais convicto da aposentadoria e encerrou a mensagem com a frase: “Obrigado, Deus, por me fazer argentino. Vamos, Argentina!”.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior