
Além de ser o nome favorito para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias também será, depois do presidente Lula (PT), a principal voz na escolha de seu sucessor na Advocacia-Geral da União (AGU). Caberá a ele influenciar diretamente a decisão final de Lula sobre quem comandará o órgão, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.
O anúncio oficial da indicação de Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso deve ocorrer na próxima semana, após o retorno de Lula da viagem pela Ásia.
Na semana passada, o presidente se reuniu com ministros do STF e, segundo relatos, afirmou que a escolha já está feita — embora não tenha revelado o nome. Entre os magistrados, há consenso de que o escolhido é Jorge Messias.
Favorita na disputa pela sucessão
Nos bastidores do governo, a movimentação agora se concentra na disputa pela sucessão na AGU. O nome mais cotado é o de Clarice Costa Calixto, atual procuradora-geral da União. Ela assumiu o cargo em fevereiro de 2025 e comanda o órgão responsável por representar judicialmente a administração direta da União em ações no Brasil e no exterior.
Além de Clarice, outros três integrantes da estrutura da AGU são cogitados como possíveis substitutos: Flávio Roman, advogado-geral substituto e secretário-geral de Consultoria da pasta; Anelize Lenzi, procuradora-geral da Fazenda Nacional; e Adriana Venturini, procuradora-geral Federal.
