Meta recebe multa recorde na UE por violação de privacidade

Atualizado em 22 de maio de 2023 às 9:07
Sede da Meta em Menlo Park, na Califórnia (foto: ANSA)

A Irlanda aplicou uma multa recorde de 1,2 bilhão de euros (R$ 6,5 bilhões) contra a Meta, grupo detentor de Facebook, WhatsApp e Instagram, por violação de normas da União Europeia sobre privacidade.

De acordo com a Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda, a multinacional, que tem sua sede europeia em Dublin, ignorou uma decisão judicial anterior que impedia a transferência de dados de usuários na UE para os Estados Unidos.

A DPC age em nome do Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB), que ordenou que o órgão irlandês aplique “uma multa administrativa de 1,2 bilhão de euros”. Essa é a maior sanção já imposta por violação de privacidade no bloco.

“O Facebook tem milhões de usuários na Europa, então a transferência de dados foi enorme”, disse a presidente do EDPB, Andrea Jelinek, acrescentando que a multa sem precedentes representa um “sinal forte de que graves violações comportam consequências de grandes dimensões”.

Logo do Facebook. (Foto: Reprodução)

Já a Meta anunciou que vai recorrer contra uma punição “injustificada”. “Existe um conflito entre as regras do governo dos Estados Unidos sobre acesso a dados e o direito à privacidade na Europa”, justificou a companhia.

Segundo a multinacional, “milhares de empresas e organizações confiam na capacidade de transferir dados entre a UE e os EUA para operar e fornecer serviços”. “Nossa prioridade é garantir que nossos usuários, anunciantes, clientes e parceiros possam continuar mantendo seus dados seguros”, ressaltou a Meta.

Essa já é a quarta multa imposta contra a multinacional na UE por causa de violações cometidas por Facebook, WhatsApp e Instagram somente em 2023.

Originalmente publicado em ANSA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link