Metade dos brasileiros acham que Lula errou ao condenar invasão de Trump na Venezuela, diz Quaest

Atualizado em 15 de janeiro de 2026 às 9:21
Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Lula (PT), do Brasil. Foto: Reprodução

Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (15) revela que 51% dos brasileiros consideram que o presidente Lula (PT) errou ao condenar a ação militar dos Estados Unidos que sequestrou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Apenas 37% acreditam que a resposta do petista foi certa, e 12% não souberam ou não responderam quando questionados se ele agiu de forma adequada.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Avaliação da ação dos EUA e postura do Brasil

O levantamento também perguntou como o Brasil deveria reagir às ações de Donald Trump contra a Venezuela. A maioria dos entrevistados — 66% — considera que o país deveria se manter neutro, enquanto 18% defendem apoiar os Estados Unidos e 10% acham que o governo brasileiro deveria se opor à ação. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Além disso, 58% dos brasileiros disseram ter medo de que algo parecido com a ação militar dos EUA na Venezuela possa ocorrer no Brasil, e 40% afirmaram que não têm esse medo.

A pergunta feita aos entrevistados foi: “Depois da ação dos EUA na Venezuela, você tem medo de que possa haver algo parecido contra o Brasil em um futuro próximo?”

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

O contexto da pesquisa se intensificou após o sequestro de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, por militares dos EUA. Com a remoção do presidente venezuelano, quem assumiu o comando do país foi a vice Delcy Rodríguez, que negociou com Washington a abertura do mercado de petróleo venezuelano.