Meu filho, um viciado. E eu aprovo. (Porque é no SongPop)

Atualizado em 18 de julho de 2012 às 20:24

 

 

 

Se você tem um iPhone, gosta de música e não passou os últimos meses num retiro no Tibete, deve ter instalado um aplicativo chamado SongPop. Se não, é o seguinte: de acordo com o site AppData, 2,6 milhões de pessoas perdem horas preciosas diariamente com esse incrível joguinho em que você desafia seu oponente a acertar qual o nome da música ou do artista que toca determinada canção. São várias categorias – de MPB a clássicos do rock, de alternativos dos anos 90 a hits atuais. Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, disse que era um dos “games mais divertidos que ele já jogou no Facebook”.

O SongPop simula que você está jogando ao vivo com seu oponente. Quanto mais vitórias, mais fichas você tem para escolher novas playlists. Meu filho Davi tornou-se um viciado – e eu estou adorando. Ele termina sua jogada, me avisa e então lá vou eu desafiá-lo. A rigor, é o programa “Qual é a Música” sem o cabeludo Pablo fazendo as dublagens no final. O barato é o caráter educativo do SongPop. É vitualmente impossível você não querer baixar ao menos uma daquelas músicas que ouviu. É possível fazer isso automaticamente, através da loja do iTunes.

Davi, à direita, o soldado e o irmão caçula Antônio

O sucesso foi tão grande que a FreshPlanet criou a versão Premium, por 1,99 dólar, em que você disputa com várias pessoas de uma vez e tem acesso aos videocliples. Sempre que alguém lhe disser que o iPhone só serve para dispersar, desagregar e causar câncer, leve o seu SongPop para debaixo do seu cobertor e fique lá o tempo que for necessário, horas ou dias, até descobrir o nome de cada música e todos os seus inimigos já estiverem de volta ao sofá ou praticando algum esporte. Seu objetivo é tornar-se o maior jogador de SongPop de todos os tempos. Combinado?