México abandona grupo com Brasil e Colômbia de mediação da crise venezuelana

Atualizado em 13 de agosto de 2024 às 21:39
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Foto: AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta terça-feira (13) que, por enquanto, interromperá as conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, sobre a crise política na Venezuela.

AMLO, como o líder mexicano é conhecido, decidiu suspender as negociações entre os três países, que vinham tentando pressionar Nicolás Maduro a divulgar as atas eleitorais do pleito, realizado em 28 de julho.

Durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, sede do governo mexicano, AMLO disse que será necessário aguardar a resposta do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre os resultados das eleições.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro como vencedor das eleições, resultado que foi prontamente contestado pela oposição e por várias análises de órgãos de imprensa e ONGs internacionais.

Segundo a oposição, Edmundo González teria derrotado o líder venezuelano com uma ampla margem de 67% dos votos, contra 30% do atual presidente.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link