VÍDEO – No México, Lula pede a plateia que se levante em nome da paz na Ucrânia

Atualizado em 3 de março de 2022 às 11:22
Lula em discurso na Cidade do México
Lula discursa na Cidade do México

Na Cidade do México, o DCM acompanhou o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 2° Assembleia da Associação dos Legisladores do Morena, partido do presidente mexicano López Obrador. O petista fez um apelo pela paz na Ucrânia, que na semana passada começou a ser invadida pela Rússia, dando início a uma guerra.

Lula pediu que os governantes dos dois países “baixem as armas” e busquem a paz mundial. “Sentem na mesa de negociação, e encontrem a solução para o problema que levou vocês ao começo de uma guerra. O mundo precisa de comida, de emprego, de educação, o mundo precisa que as pessoas sejam tratadas com respeito. O mundo precisa que 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer, e não de guerra”, declarou.

O ex-presidente também disse esperar que os líderes envolvidos no conflito no Leste Europeu ouçam seu apelo. “Basta de guerra. Queremos paz, queremos trabalho, queremos liberdade e queremos respeito”. Lula pediu, e foi atendido pelos presentes, que todos se levantassem e ficassem de pé, em gesto para que as lideranças mundiais vissem a mensagem de que o mundo precisa de paz.

Confira abaixo:

Leia mais:

1 – Gleisi festeja vitória do petista na Justiça: “Valeu a luta”

2 – Ex-presidente lidera entre católicos e Bolsonaro entre evangélicos, diz pesquisa

3 – Lewandowski suspende última ação penal contra ex-presidente na Justiça

Lula se reuniu com presidente do México

Lula se reuniu na quarta-feira (2) com López Obrador em um café da manhã na Cidade do México. Os dois estiveram juntos por cerca de quatro horas no Palácio Nacional, sede do governo mexicano.

O petista afirmou nas redes sociais que teve um “grande encontro” com Obrador. De acordo com o presidenciável, a reunião debateu pautas como “justiça social, combate à fome, irmandade da América Latina e a necessidade de paz no nosso mundo”.

O político chegou no México na última segunda-feira (28). A comitiva inclui os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, além da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffman (PR), e o senador Humberto Costa (PE).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link