MG decreta emergência e Rio tem explosão nos casos de dengue

Atualizado em 27 de janeiro de 2024 às 18:21
Minas decreta emergência e Rio tem explosão nos casos de dengue. Foto: Divulgação

O governo de Minas Gerais declarou neste sábado (27) situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de arboviroses no estado, sobretudo dengue e chikungunya. O avanço da doença preocupa em todo o país, que registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença. Os dados foram divulgados na quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.

Há ainda 85 óbitos em investigação. “Vivemos um momento de grande preocupação em relação à dengue”, avaliou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em Minas, segundo o governo do estado, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos de chikungunya no estado, apenas nas três primeiras semanas deste ano.

A publicação do decreto autoriza o governador Romeu Zema (NOVO) a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.

Rio de Janeiro

Nas três primeiras semanas de janeiro, o estado do Rio registrou 9.963 notificações de casos prováveis da doença, representando crescimento de 587% em relação ao mesmo período de 2023. Oito das nove regiões do estado estão com números de vítimas acima da média, enquanto Resende, Itatiaia e Rio das Ostras aparecem com alta acima do esperado.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue chegará à população a partir de fevereiro. Em um primeiro momento, serão contemplados os municípios de grande porte com alta transmissão do vírus nos últimos dez anos. O público-alvo é formado por crianças e jovens de 10 a 14 anos e o esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses.

Originalmente publicado na Rede Brasil Atual
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link