Michelle alega que joia era presente para rei Charles e que foi devolvida a Londres

Atualizado em 11 de agosto de 2023 às 23:06
Michelle Bolsonaro sentada, de roupa preta
Michelle Bolsonaro em Londres no ano passado – Reprodução

A assessoria de imprensa de Michelle Bolsonaro (PL) disse que a caixa de papelão com joias deixada embaixo da cama na embaixada do Brasil em Londres não era da então primeira-dama.

De acordo com a equipe da esposa de Jair Bolsonaro (PL), o objeto foi trazido ao Brasil por engano, os itens valiosos seriam um presente de um anônimo para o então príncipe Charles e foram devolvidos à embaixada.

Essa caixa de joias constava nos e-mails de ex-ajudantes de ordem do político do Partido Liberal, que foram entregues à CPI dos Atos Golpistas, no Congresso Nacional.

Em um relatório, a equipe do ex-mandatário informou que, em 18 de setembro de 2022, uma caixa de papelão contendo joias da então primeira-dama foi esquecida sob a cama do quarto onde o casal dormiu na embaixada do Brasil. Na época, eles foram a Londres para o funeral da Rainha Elizabeth II.

Segundo o e-mail, um sargento trouxe a caixa do Brasil e ajudantes de ordem a guardaram em um cofre. Após autorização do tenente-coronel Mauro Cid, braço-direito de Bolsonaro, o objeto foi entregue no Palácio da Alvorada para uma assessora de Michelle, no dia 21 daquele mês.

Jair e Michelle Bolsonaro de roupas pretas, posando sérios para foto
Jair Bolsonaro e Michelle em Londres – Reprodução

Ao Metrópoles, a assessoria da ex-primeira-dama disse que houve um equívoco no relatório dos ex-funcionários do ex-presidente. As joias seriam “um adereço de pescoço, aparentemente de fabricação artesanal” e teriam sido entregues a uma assessora por uma pessoa que estava na multidão de um local por onde o casal brasileiro passaria.

Mais tarde, os assessores teriam percebido que, junto com o embrulho, havia um bilhete dizendo que o presente deveria ser entregue ao então príncipe Charles: “A dinâmica de movimentação das comitivas é muito acelerada e, portanto, a assessora, num gesto de gentileza e consideração, apenas recebeu o embrulho e o levou para Embaixada do Brasil para que, posteriormente, fossem adotadas as medidas cabíveis pelos servidores responsáveis”.

Pelo forte esquema de segurança, porém, não foi possível entregar os itens à realeza. Então, um membro da comitiva responsável por checar os aposentos “teria pegado o embrulho e trazido para o país supondo pertencer à primeira-dama ou a algum outro membro da comitiva que a acompanhava”.

Já no Brasil, as assessoras perceberam o engano e entregaram diplomata que servia à presidência e pediram para que o objeto fosse devolvido à embaixada do Brasil em Londres via mala diplomática. “A partir desse momento, nem as assessoras, nem dona Michelle receberam mais informações sobre o caso”, alegou.

Nos e-mails dos ajudantes de ordem consta a informação de que uma caixa de papelão com joias da primeira-dama teria sido esquecida embaixo da cama do quarto onde o casal Bolsonaro se hospedou, na casa do embaixador do Brasil em Londres na ocasião, Fred Arruda.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link