Michelle Bolsonaro é denunciada à PGR por propaganda eleitoral antecipada

Atualizado em 9 de maio de 2022 às 12:00
Michelle Bolsonaro e ministram fazem pronunciamento no Dia das Mães em rede nacional.
Michelle Bolsonaro e ministram fazem pronunciamento no Dia das Mães em rede nacional.
Imagem: Uol

A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi denunciada à PGR (Procuradoria-Geral da República) pelo deputado federal e ex-presidente do PT Rui Falcão (SP). O que motivou a ação foi a aparição da mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL) em um pronunciamento do governo federal em comemoração ao Dia das Mães.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, também foi denunciada. As duas são acusadas de improbidade administrativa e propaganda eleitoral antecipada.

Apesar do objetivo de atingir o nicho feminino bolsonarista e conquistar sua confiança, a ação de Michelle gerou críticas nas redes sociais.

Políticos e jornalistas apontaram a estratégia da primeira-dama em aparecer na televisão, alegando que sua posição não a encaixa na lei que autoriza o pronunciamento em rede nacional.

Em seu discurso, ela afirmou que o governo tem implementado uma série de ações que beneficiam as mães brasileiras, como o fato de elas serem prioridade no Auxílio Brasil, nos programas habitacionais e em todos os processos de regularização fundiária. Em continuidade, Cristiane citou o “Brasil para Elas” e convidou as mães a conhecerem o programa no site do governo.

Com uma participação ativa na campanha do marido, Michelle atua numa posição de tentar humanizar a imagem do atual Presidente da República e tentar conectar sua campanha não apenas ao público evangélico, mas também com mulheres de classes mais baixas, atingindo o Norte e o Nordeste.

Apesar de ser vista como um trunfo para seu marido em meio as corridas eleitorais pela presidência, em um país em que as mulheres são maioria no eleitorado, sendo 8,7 milhões a mais do que os homens (segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro enfrenta resistência no eleitorado feminino.

Segundo três pesquisas diferentes feitas entre março e abril — Datafolha, Genial/Quaest e FSB/BTG Pactual — mesmo com as tentativas de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem liderando as pesquisas de intenção de voto e tem ampla vantagem em relação às mulheres.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link