Mick Jagger aos 80 anos: o que podemos aprender sobre longevidade com o lendário vocalista dos Rolling Stones

Atualizado em 26 de julho de 2023 às 8:31
Mick Jagger se apresenta com os Rolling Stones durante a ‘No Filter Tour’ de 2021. Foto: Scott Legato/Getty Images

Para um lendário vocalista que declarou em uma entrevista à revista People em 1975 que “prefiro estar morto do que cantar ‘Satisfaction’ quando tiver 45 anos”, Mick Jagger parece bastante satisfeito com a vida ao bater o grande 8.0 nesta semana (26 de julho).

É claro que Jagger fez esse comentário quando tinha pouco mais de 30 anos. Será que ele poderia imaginar que, 50 anos depois, não só os Rolling Stones ainda seriam um dos maiores artistas da música, mas ele, como vocalista e rosto da lendária banda, também ainda estaria dedilhando e dançando pelos palcos como se nunca tivesse envelhecido um dia? Algum de nós poderia ter imaginado isso?

Mick Jagger tem, há décadas, desafiado convenções e expectativas antigas. O que significa que ou ele trabalha muito duro para manter seu espírito jovem, ou há um retrato dele definhando em um armário em algum lugar.

Estamos apostando no primeiro e, dado o estilo de vida e a história pessoal de Jagger, esses são alguns dos segredos da longevidade – alguns óbvios, outros nem tanto – que colhemos da lenda do rock’n’roll.

Sua dieta é importante

Duh, né? Todos nós sabemos que o que colocamos em nossos corpos faz uma grande diferença para nossa saúde geral e longevidade. Mas Jagger – um conhecido comedor preocupado com a saúde há anos – é literalmente um exemplo dos benefícios de uma dieta equilibrada e nutritiva.

Inúmeros relatos afirmaram que a ex-esposa de Ronnie Wood, dos Rolling Stones, Jo Wood, apresentou a Jagger os benefícios dos alimentos orgânicos. Jagger também é conhecido por desfrutar de “uma dieta composta principalmente por frutas e vegetais frescos, grãos integrais, leguminosas, frango e peixe”, de acordo com o The Mirror, que também observou que ele “supostamente tentou a dieta keto – um regime de alto teor de gordura e muito baixo teor de carboidratos que, segundo os seguidores, ajuda a reduzir seus níveis de gordura corporal”.

Mas não é só isso que Jagger está consumindo.

O jornal The Sun relata que ele também toma várias vitaminas “emparelhadas com óleo de fígado de bacalhau, ginseng e ginkgo biloba, que são ditos para melhorar a resistência e função cerebral.” Talvez não seja o que você esperaria, mas é uma das razões pelas quais Mick e a banda ainda estão balançando hoje.

Acontece que você também precisa de exercício

Outra óbvia, né? Certo. Mas, como de costume, Mick Jagger leva isso a outro nível. Em 2019, poucas semanas depois de ter uma válvula cardíaca substituída, Jagger foi filmado rasgando a pista de dança em um vídeo nas redes sociais.

Indo aos 76 anos na época, você não se recupera tão rápido sem ter uma base física sólida para trabalhar. O pai de Jagger era professor de educação física, e a atividade física sempre foi uma prioridade em sua vida. Assim como sua música, no entanto, o gosto do roqueiro pelo exercício é eclético.

“Sua rotina sempre incluiu corrida, ciclismo e kickboxing”, relatou a Vogue em 2019, lembrando que seu personal trainer também trabalha com atletas profissionais.

“Sir Mick também realiza balé, musculação, pilates, corrida e alongamento dinâmico”, disse o The Mirror, “garantindo que ele mantenha a máxima flexibilidade”.

Quando se trata de entrar em forma no palco, Jagger disse ao The Sunday Times em 2022 que, antes de uma turnê, seu regime de treino inclui “seis semanas de prática antes mesmo do início dos ensaios” envolvendo “dança, academia, todos os dias da semana”.

“Não gosto muito”, acrescentou, “mas tem de ser feito”.

Se isso não é a coisa mais relacionável que Mick Jagger já disse…

Continue fazendo o que você ama

Estudos têm mostrado que felicidade e longevidade andam de mãos dadas, e uma grande parte do envelhecimento bem é continuar a se entregar a atividades e paixões que lhe trazem alegria. Isso pode ser um trabalho, um hobby ou uma busca artística ou atlética – qualquer coisa que você estimule sua mente e/ou corpo e continue a desafiá-lo.

Claramente, estar com a banda e se apresentar ainda traz alegria a Jagger. E os Rolling Stones até têm um novo álbum de músicas originais – o primeiro em quase duas décadas – previsto para o final deste ano. Mas a parte adicional da equação é que isso o obriga a ficar em boa forma.

“O rock’n’roll, ou qualquer tipo de música pop honestamente, não deve ser feito quando você está na casa dos 70 anos. Não foi projetado para isso”, disse ele em sua entrevista ao Sunday Times. “Fazer qualquer coisa de alta energia nesta idade é realmente empurrá-la. Mas isso o torna ainda mais desafiador. Então é, tipo, ‘OK, temos que f*** fazer isso direito’, mas tem que ser o mais completo possível. Claro que você poderia fazer outro tipo de música – temos muitas baladas. Eu podia sentar em uma cadeira.”

E como o companheiro de banda de Jagger, Keith Richards, disse certa vez: “Nós envelhecemos não nos apegando à juventude, mas nos deixando crescer e abraçando quaisquer partes juvenis que restem”.

Além de liderar a banda mais famosa do mundo, Jagger possui outros interesses no campo das artes cênicas.

Ele ficou famoso por ter cocriado o drama Vinyl, da HBO, de 2016. E em 2019, Jagger fez a orquestração para o balé Porte Rogue, que foi criado por sua namorada, a bailarina Melanie Hamrick (cujo relacionamento com Jagger recentemente gerou rumores de noivado que os representantes do roqueiro negam).

Domine suas emoções

Jagger, na entrevista ao Sunday Times, observou que ele e seus colegas de banda dos Rolling Stones têm “amadurecido” em lidar com suas várias emoções – que têm um histórico de fervilhar em brigas muito públicas.

“Estamos em um negócio muito imaturo. Não tenho ilusões quanto a isso. Mas isso não significa que você tenha que ser imaturo”, disse Jagger, acrescentando que “levou muito tempo” para chegar a esse ponto de entendimento.

E Ronnie Wood garantiu para o cantor na história, dizendo: “Mick passou por tantos humores e imagens diferentes em sua vida, e ele voltou para essa pessoa realmente calorosa”.

A banda também acaba de comemorar seu aniversário de 61 anos, e você não fica tanto tempo junto sem encontrar maneiras de trabalhar seu bem-estar emocional.

Como sabemos, muito estresse pode encurtar a expectativa de vida. Assim, cortar as vibrações ruins e as reações temperamentais para passar de “cavalos selvagens” para “vamos passar a noite juntos” parece estar funcionando para Jagger enquanto ele faz 80 anos, sem nenhum sinal de desaceleração.

É uma das lições valiosas que podemos tirar da vida do roqueiro, mesmo que nenhum de nós pretenda atravessar um palco tão cedo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link