Miguel Ángel tem um filho. Por Moisés Mendes

Atualizado em 18 de setembro de 2021 às 11:29
Miguel Ángel Spinella tem um filho
Miguel Ángel Spinella tem um filho
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DO AUTOR

Todos os anos, nessa época, o jornal argentino Página 12 faz o que um dia o jornalismo brasileiro aprenderá a fazer: publica, por vários dias, fotos e mensagens escritas por familiares e amigos de desaparecidos políticos na ditadura.

É uma página emocionante de declarações de afeto e de amor e das mais variadas formas de recordar.
Entre as fotos publicadas esses dias, entre cartas, poemas e outras lembranças, está essa de Miguel Ángel Spinella. A mensagem diz apenas: tem um filho.
Os argentinos mantêm viva a memória do horror, para que preservem também a memória dos seus mortos e desaparecidos.
Preservar a memória é mais do que prestar homenagens. É celebrar os que lutaram e é também manter-se em alerta no combate permanente contra o fascismo.
Preservar a memória é estar sempre atento. É pegar pela mão os jovens que precisam saber de coisas terríveis que eles não viveram.
No Uruguai, sempre no dia 20 de março, há 25 anos, familiares e amigos de desaparecidos políticos saem às ruas com retratos dos seus mortos que lutaram contra os ditadores.
É a Marcha do Silêncio, que teve outros formatos em 2020 e este ano por causa da pandemia.
Nós esquecemos tanto o que vivemos sob a ditadura que aqui o maior de todos os torturadores é elogiado pelo presidente da República. E não acontece nada. Na Argentina e no Uruguai é diferente.

A marcha do silêncio

Miguel Ángel Spinella tem um filho. Foi preso e desapareceu em 1978 aos 25 anos.