Milei é comparado com Bolsonaro em VÍDEO que viralizou na Argentina

Atualizado em 22 de outubro de 2023 às 10:08
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato a presidência da Argentina Javier Milei (La Libertad Avanza) são equiparados em vídeo. Foto: Reprodução

Um vídeo que compara o candidato Javier Milei com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viralizou nas redes sociais. Na peça, que não tem identificação de autoria, o rosto de Bolsonaro vai se transformando no do argentino da extrema-direita. A narração diz que os argentinos não podem ser enganar com alguém que afirma que vai mudar tudo no país.

“Este homem se diz um patriota, mas odeia todos em seu país. Este homem conta piada para parecer engraçado, mas só sabe rir da desgraça dos outros. Este homem diz que é contra a corrupção, mas é um mentiroso profissional”, diz o vídeo. “Disseram que com este homem tudo seria diferente, mas tudo mudou para pior. Este homem não é o que você pensa. No Brasil, este homem foi eleito e foi um pesadelo. A Argentina não precisa passar por isso. Nestas eleições, não se engane. Argentina, diga-me como se sente”.

Milei vem propagando sua ideologia “anarcocapitalista” nas redes sociais e em debates. O candidato diz ser contra o aborto por ser um “assassinato agravado pelo vínculo”. Já o aquecimento global, para ele, é uma mentira inventada pelo socialismo. Sua visão sobre a educação sexual e o Ministério da Mulher, pasta que ele avisou que vai extinguir, também deram o que falar, pois seriam “mecanismos para a perseguição de quem pensa diferente”.

Javier Milei também disse que pretende acabar com a educação pública e dar vouchers para que a população possa ingressar nas instituições que desejem. Também se diz a favor do comércio de órgãos e já pregou o fim do Banco Central, bem como a dolarização da economia. Tal como Bolsonaro, aliás, ele já se manifestou a favor do porte de armas.

Entenda as eleições

Os argentinos estão indo às urnas a partir das 8h deste domingo (22) para escolher novos líderes. A eleição incluirá os candidatos à presidência e à vice-presidência, bem como os representantes de todo o país para deputados, senadores de oito províncias e parlamentares do Mercosul.

Os principais concorrentes na corrida presidencial são, até o momento, o economista de extrema direita Javier Milei, do partido Liberdade Avança; a conservadora Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança; e o atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, membro do partido União pela Pátria.

Esses candidatos foram os mais votados nas primárias argentinas, conhecidas como ‘Paso’, que foram realizadas em agosto e funcionam como um indicativo das eleições.Na votação, Milei obteve a maior porcentagem, com 29,86%. Em seguida, a coalizão Juntos pela Mudança de Bullrich recebeu 28%, e a União pela Pátria de Massa ficou em terceiro lugar, com 27,28%.

Os demais candidados ainda na disputa são o governador de Córdoba, peronista não kirchnerista, Juan Schiaretti, com 3,71% dos votos, e a esquerdista Myriam Bregman, com 2,61%, conforme relatado pelo jornal La Nación.

Para ganhar no primeiro turno, um candidato precisa obter mais de 45% dos votos ou mais de 40% com uma diferença de pelo menos 10 pontos percentuais em relação ao concorrente mais próximo. Caso contrário, um segundo turno é realizado.

O primeiro turno da votação ocorrerá até as 18h de hoje, e os resultados podem ser anunciados nas horas seguintes. Se houver a necessidade de um segundo turno para determinar o presidente e o vice-presidente, uma nova eleição será realizada em 19 de novembro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link